Alfa Romeo Giulia TZ vai regressar em 2023

Alfa Romeo Giulia SWB Zagato teaser

Variante coupé desenhada pela Zagato será lançada antes do novo supercarro da marca italiana.

A Alfa Romeo trazer de volta o clássico Giulia TZ em colaboração com a casa de design Zagato – que já tinha sido responsável pela versão original do coupé. O novo carro, a lançar em 2023, chamar-se-á Giulia SWB Zagato e será inspirado no original, com um capot rebaixado, linha de tejadilho mais pronunciada, traseira plana tipo Kammback e farolins traseiro a imitar as versões de competição do Giulia Zagato TZ da década de 1960. Vários posts no Instagram da Zagato mostram alguns detalhes deste novo modelo, cuja frente parece ser mais agressiva face ao Giulia convencional, com uma grelha com o scudetto da marca e um padrão favo de mel, adicionando a isso bacquets de competição, um capot ventilado e elementos em fibra de carbono, nomeadamente o lábio dianteiro. Além do mais, deverá ser opção um tejadilho de dupla bolha, faróis semelhantes ao do Tonale e entradas de ar similares às do 8C Competizione.

O motor V6 2.9 biturbo e o chassis serão herdados do Giulia Quadrifoglio – potencialmente na configuração de 540 cv da edição limitada GTAm. Tal como o nome indica, o SWB é uma versão com menor distância entre eixos, de modo a aproximar-se do Giulia TZ original. É provável que em vez dos lugares traseiros surja um arco de segurança.

O novo Zagato será lançado em novembro de 2023, numa edição limitada. Essa data coincide com a comemoração dos 60 anos da estreia do Giulia TZ em competição, na FISA Monza Cup. Na ocasião, o TZ ficou em segundo, terceiro, quarto e quinto lugar. O carro melhor classificado foi conduzido pelo piloto da Ferrari F1, Lorenzo Bandini.

O TZ original é uma peça de coleção. Um exemplar de 1965 foi arrematado num leilão realizado no ano passado pela Gooding & Company em Londres por 1,35 milhões de euros.

Deixe um comentário

*