Lamborghini revela sistema híbrido de 1015 cv do LB744

Render digital do sucessor do Lamborghini Aventador

Sucessor do Aventador juntará um bloco V12 6.5 naturalmente aspirado e três motores elétricos.

A Lamborghini apresta-se para mostrar ao mundo o sucessor do Aventador, para já conhecido pelo nome de código LB744, mas já revelou detalhes acerca do novo sistema propulsor híbrido plug-in do novo hipercarro.

Este modelo (na imagem principal, num render digital da Autocar) contará com um novo motor V12 6.5 naturalmente aspirado, L545, que será o doze cilindros mais leve de sempre da história da marca, mas também o mais potente. Este bloco pesará 218 kg (menos 17 kg face ao antecessor), tendo sido colocado numa posição 180 graus face ao Aventador. Por si só anuncia 825 cv às 9250 rpm (com “red line” às 9500 rpm) e 1356 Nm de binário. O sistema propulsor promete uma potência conjunta de 1015 cv. De acordo com a marca, o sistema de admissão foi redesenhado, contribuindo para a maior entrada de ar, tendo sido também incrementada a taxa de compressão e o sistema de combustão otimizado. O V12 surge coadjuvado por três motores elétricos, proporcionando tração integral. Um motor foi integrado na nova caixa de dupla embraiagem de oito velocidades – a do Aventador era automática -, que pesa apenas 193 kg e que permite passagens mais rápidas. A marca diz que se o condutor mantiver o dedo na patilha esquerda será possível bloquear a redução, por exemplo. Os outros dois motores elétricos surgem colocados no eixo dianteiro, possibilitando rolar em modo elétrico, auxiliar o motor térmico em modo híbrido, para recuperar energia da travagem ou aplicar vectorização de binário para melhorar o desempenho dinâmico. A nova caixa de velocidades foi encaixada atrás do V12, ao estilo do Miura, o que liberta espaço no túnel central para incluir a bateria de 3,8 kWh. Esta bateria demora cerca de 1h30 a carregar numa tomada normal ou em seis minutos com o V12 em situações de travagem intensa.

O novo sistema propulsor PHEV do novo modelo, que poderá assumir a designação final de Revuelto, promete uma redução de 30% de emissões de CO2 face ao Aventador Ultimae.

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