Exemplar único TVR Cerbera Speed 12 vai a leilão

TVR Cerbera Speed 12

Modelo de estrada tem um motor V12 7.7 naturalmente aspirado com 850 cv.

O TVR Cerbera Speed 12 foi feito inicialmente para ser um modelo de competição para concorrer com o McLaren F1 GTR. Contudo, durante o seu processo de desenvolvimento, aquele que ficou conhecido como “Project 7/12” (uma designação alusiva ao motor V12 7.7, que não era mais do que uma junção de dois motores de seis cilindros em linha do Cerbera Speed Six) tinha um potencial para debitar uma potência em redor dos 960 cv. Para que este Speed 12 pudesse disputar o Campeonato de GT da FIA, a TVR teve de instalar restritores de admissão de ar, reduzindo a potência para cerca de 675 cv. E apesar de o carro ainda ter corrido algumas vezes com este “set-up”, a alteração no regulamento fez com que a entrada em cena de modelos como o Porsche 911 GT1 tornasse rapidamente este TVR único de certa forma obsoleto. Foi por isso que a marca britânica virou as suas atenções para a criação de uma versão de estrada. Contudo, o patrão da TVR, Peter Wheeler, acabou com o projeto, depois de testar um protótipo em estrada, alegando que este tinha potência a mais e que seria um carro demasiadamente indomável para ser vendido a particulares. Essa decisão fez com que todos os protótipos fossem desmantelados, menos um – o que agora vai ser leiloado.

O único Cerbera Speed 12 sobrevivente foi feito em 2005 e foi alvo de um “upgrade” por parte do seu primeiro proprietário. Esteve na posse do seu atual dono desde 2010 e foi alvo de uma revisão profunda em 2014. O carro tem cerca de uma tonelada e debita 850 cv e 1220 Nm.

Este TVR Cerbera Speed 12 será leiloado no dia 20 de maio pela mão da Silverstone Auctions, por ocasião do Supercar Fest, em Northamptonshire, no Reino Unido. Não há estimativas do valor pelo qual poderá vir a ser arrematado.

Deixe um comentário

*