Nissan 20-23 é um protótipo de um “hot rod” elétrico

Nissan 20-23 Concept

Modelo urbano inspirado na competição antecipa a próxima geração do Micra.

A Nissan Design Europe assinou o 20-23 concept, um protótipo que antecipa a próxima geração do Micra. Este estudo elétrico inspirado no mundo da competição, em particular do modelo de Fórmula E, serve para assinalar os 20 anos do estúdio de design da marca nipónica em Paddington, Londres.

Este “hot rod” traz difusores sobredimensionados à frente e atrás, além de uma traseira inspirada na competição, arcos das rodas proeminentes e pneus de ultra-baixo perfil. A isso junta uma entrada de ar no capot, números de carroçaria, portas de abertura em tesoura e entradas de ar no topo das asas. Outros detalhes incluirão os LED circulares bipartidos e o tejadilho flutuante em preto.

Por sua vez, o interior deste concept é uma interpretação futurista de um modelo de competição, da qual pouco ou nada sobrará no Micra de produção – que será mais focado no conforto e no espaço a bordo. Destaque para as bacquets, volante tipo yoke com vários botões e patilhas que permitem ajustar a performance dos motores elétricos e da travagem regenerativa. Neste interior espartano há ainda um extintor, muita chapa à vista e dois ecrãs que exibem apenas a informação vital.

Este modelo antecipa o novo Micra elétrico que deverá ser lançado em 2026. Este evoluirá a partir da plataforma CMF-BEV, a mesma do Renault 5 e do Alpine A290. Isto significa que terá uma suspensão traseira multibraços, uma bateria mais leve divida em quatro módulos e motores elétricos que incluem um conversor de energia e uma box de gestão de potência. O motor dianteiro tem os mesmos 136 cv do Renault 5, sendo que a bateria permitirá um alcance até 402 km. O preço do Nissan arrancará também em cerca de 23 mil euros.

Este 20-23 concept abre também caminho para uma versão desportiva, provavelmente com selo da Nismo, tal como o Alpine A290_β funcionará como uma espécie de variante “apimentada” do Renault 5.

Deixe um comentário

*