Novo Mercedes-AMG E53 é um PHEV com 612 cv

Mercedes-AMG E53 Hybrid 4Matic+

Disponível no formato berlina e carrinha, o desportivo anuncia 0-100 km/h em 3,8 segundos.

A Mercedes-Benz anunciou a primeira versão desportiva do Classe E W214. Assinada, como é habitual, pela AMG, o E53 Hybrid 4Matic+ está disponível no formato berlina e carrinha, contando com uma estética mais agressiva, afinações específicas ao nível do chassis e 612 cv debitados de um sistema híbrido plug-in.

Este modelo, que se posiciona abaixo do E63 (que também contará com um sistema PHEV), o E53 traz um salto significativo face ao antecessor em termos de performance. O sistema que combina um motor 3.0 de seis cilindros de 449 cv e um motor elétrico de 163 cv integrado na caixa de velocidades AMG Speedshift TCT 9G permite um total de 585 cv e 750 Nm debitados nas quatro rodas através de um sistema variável 4Matic+. Contudo, através do pack opcional AMG Dynamic Plus, com o launch control Race Start é possível chegar aos 612 cv. Face a isso, a berlina anuncia 0-100 km/h em 3,8 segundos (a carrinha é 0,1 seg. mais lenta), o que equivale a menos 0,7 seg. face ao antigo E53 “mild hybrid” de seis cilindros e menos 0,6 seg. que o velho E63 S de motor V8. Quanto acionado o pack AMG Driver, a velocidade máxima é limitada eletronicamente a 280 km/h na berlina e a 275 km/h na carrinha. Este PHEV traz uma bateria de 21,2 kWh, possibilitando rodar entre 90 e 101 km em modo elétrico, embora com uma velocidade limitada a 140 km/h. O carregador opcional de 60 kW permite obter de 10 a 80% da carga da bateria em cerca de 20 minutos.

Este E53 vem equipado com um chassis de afinação mais rígida, uma suspensão com amortecimento adaptativo e ajustável mais desportiva, travões de alto desempenho com discos maiores, além de um eixo traseiro direcional de série. A isso junta um pack AMG Dynamic Plus que acrescenta um diferencial autoblocante traseiro controlado eletronicamente, travões carbocerâmicos maiores, apoios de motor dinâmicos e a função Race Start.

Esteticamente, distingue-se pela grelha iluminada específica, entradas de ar maiores no para-choques dianteiro, vias dianteiras 11 mm mais largas, guelras laterais e novas jantes de 19 polegadas (embora haja opção de 20 polegadas ou forjadas de 21”). Na traseira, realce para as quatro ponteiras de escape e spoiler traseiro. Em opção, existem os packs AMG Exterior Night (I e II) e o AMG Carbon Exterior.

Por dentro, encontram-se bancos desportivos AMG ajustáveis eletricamente (com opção de bacquets AMG) revestidos em couro Artico artesanal e microfibra com pespontos em vermelho. O volante desportivo AMG é revestido em couro Nappa e existem decorações iluminadas em madeira cinzenta de poros abertos no tablier e nos forros das portas. O sistema de infotainment traz menus específicos, com o sistema MBUX Superscreen a manter-se opcional.

Deixe um comentário

*