Audi deixou de produzir R8

Audi R8 V10

Último exemplar do supercarro é um coupé que vai estar em exposição no museu da marca alemã.

A Audi construiu o último exemplar do R8. Segundo a Top Gear a última unidade a sair de Böllinger Höfe (em Heilbronn), na Alemanha, foi um coupé R8 V10 Performance Quattro Edition pintado na cor Vegas Yellow complementado por um pack estético em fibra de carbono. Alegadamente, esta unidade especial figurará no museu da marca germânica.

O R8 foi originalmente antecipado pelo Le Mans quattro concept que foi apresentado no Salão de Frankfurt de 2003. O impacto deste protótipo foi tal que a marca de Ingolstadt avançou com a produção três anos depois, daquele que passou a ser o seu modelo desportivo de referência – desenhado, desenvolvido e produzido pela Audi Sport. O carro destacou-se por ter aparecido no primeiro filme de “Iron Man” em 2008 e foi o primeiro do mundo a contar com faróis Full LED. A segunda geração do R8 estreou no Salão de Genebra de 2015 e teve direito a uma versão elétrica R8 e-tron. No ano passado, as vendas do R8 subiram 49%, para um total de 1591 unidades. Ao todo, o R8 totalizou mais de 40 mil unidades comercializadas (entre o formato coupé e o descapotável Spyder). Uma das suas principais caraterísticas era o motor V10 5.2 TFSI, embora originalmente tivesse sido lançado com um V8. A sua versão mais potente chegou aos 620 cv, tendo tido opções de tração traseira ou integral, além de inúmeras derivações de competição.

Ao que tudo indica, caso venha a existir um sucessor – e muitos rumores apontam nesse sentido -, o próximo R8 será totalmente elétrico.

Deixe um comentário

*