Próximo Renault Clio terá versão elétrica

Render digital do novo Renault Clio EV - autoria Autocar

Nova geração do utilitário contará com duas plataformas: uma para as versões a combustão híbridas; e outra, a mesma do Renault 5 EV, para a variante “zero emissões”.

Com uma identidade muito própria, o novo Renault 5 elétrico é a grande novidade da marca francesa para este ano, sendo que já está na calha o novo Renault 4 para o próximo outono. Contudo, já se afigura o lançamento da sexta geração do Clio – cuja principal novidade será a versão elétrica. A apresentação do novo modelo acontecerá em meados do próximo ano e o lançamento comercial em 2026.

Para o efeito, o emblema francesa apostará em duas plataformas: uma a sustentar as versões  híbridas a gasolina e outra para a inédita variante elétrica. Segundo a Autocar, o Clio EV utilizará a base CMF-B para as versões a combustão, entre as quais deixarão de figurar opções Diesel. Em vez disso, haverá a hipótese de escolher entre a tecnologia “full hybrid” E-Tech, “mild hybrid” MHEV e híbridos plug-in PHEV, herdando os mesmos sistemas disponíveis no Captur. Estes modelos deverão representar cerca de metade das vendas da gama. Continuidade assegurada têm também as versões bifuel GPL. A grande novidade é, no entanto, a tecnologia 100% elétrica, recorrendo a uma adaptação da plataforma AmpR Small, utilizada no Renault 5. Esta base está disponível em três tamanhos: o mais pequeno que servirá para o novo Twingo EV, um intermédio para os novos Renault 4 e 5, além do maior que servirá de base ao futuro Clio EV. Dado que esta arquitetura conta com cerca de 60% dos seus componentes partilhados com a CMF-B será fácil transferir a carroçaria de uma base para a outra. Visualmente, esperam-se que este Clio EV (na imagem um “render” digital da Autocar) traga mudanças evidentes face ao modelo anterior.

Este Clio elétrico virá funcionar como uma opção intermédia, não só a nível de preço, mas também de dimensões, entre os 4 e 5 (20 mm mais pequenos), e o Mégane E-Tech Electric, que se posiciona num segmento acima.

Deixe um comentário

*