Modelo de quatro lugares tem lançamento previsto para 2027 e deverá ter opção elétrica e híbrida plug-in.
A Karma Automotive mostrou o seu primeiro SUV/crossover, o Ivara GT-UV, na Monterey Car Week, nos EUA. Trata-se de um protótipo que abre caminho para um modelo de produção lançar em 2027. Visualmente, o Ivara traz elementos que o ligam ao coupé Kaveya e à berlina Gyesera, ambos elétricos. Com efeito, além da maior altura ao solo e a mistura de estilos de carroçaria, o Ivara, de quatro lugares, começará por aposta inicialmente com um sistema híbrido plug-in.
O Ivara possui uma proteção inferior mate com acabamento em tinta auto-regenerável cujos segmentos microscópicos lhe permitem recuperar de pequenos impactos. A versão de produção beneficiará também de um acordo entre a Karma e a Intel que desenvolverão para o efeito uma nova arquitetura elétrica. O objetivo é criar uma unidade de controlo centralizada que trate de todas as necessidades de computação do automóvel, em vez das dezenas de unidades de controlo independentes utilizadas na maioria dos veículos modernos. Esta Arquitetura de Veículo Definida por Software (SDVA) será lançada no Kaveya em 2026.
Aproveitando a presença neste evento nos EUA, a Karma aproveitou para mostrar o interior do Kaveya. O emblema tem como único acionista os chineses da Wanxiang Group que injetou milhares de milhões de euros nesta tentativa de mover a marca para um patamar “upmarket” para concorrer propostas como a McLaren, Aston Martin e Ferrari.