Novo Aston Martin Vanquish traz V12 com 835 cv

Aston Martin Vanquish

“Super GT”, sucessor do DBS, promete atingir 344 km/h de velocidade máxima.

O Vanquish está de regresso para o topo da gama da Aston Martin com a promessa de mais refinamento, conforto, performance e dinâmica. Anualmente serão produzidas menos de 1000 unidades do novo GT que vem suceder ao DBS. Com o início das entregas previsto para o último trimestre deste ano, o novo Vanquish traz como principal argumento o motor V12 5.2 biturbo com 835 cv e 1000 Nm, acoplado a uma caixa automática de oito relações responsável por enviar potência para o eixo posterior através de um diferencial autoblocante eletrónico. Esta configuração permite efetuar acelerações de 0 a 96 km/h em 3,2 segundos e atingir uma velocidade máxima de 344 km/h – o valor mais alto num modelo de produção da marca britânica até à data.

O novo Vanquish beneficia de uma base em alumínio cuja rigidez lateral é 75% mais reforçada comparativamente com a do DBS 770 Ultimate. Além disso, a distância entre eixos cresceu 90 mm face ao antecessor e a suspensão recebe amortecedores Bilstein DTX. A Aston Martin sublinha também que há uma diferença mais evidente de comportamento entre os modos de condução, que oscilam entre o conforto e o mais desportivo. Na dianteira, o Vanquish traz barras estabilizadoras mais grossas, uma direção elétrica recalibrada e um novo controlo de estabilidade que permite evitar intervenções abruptas, prevendo níveis de aderência otimizados através de algoritmos, reagindo igualmente em caso de instabilidade momentânea do carro. Os travões são carbocerâmicos com discos de 410 mm à frente e de 360 mm atrás.

A nível estético, a opção recaiu por misturar elementos clássicos e modernos. Na frente há uma grelha larga tradicional ladeada por faróis Matrix LED e um “splitter” pronunciado. A eles junta-se um capot esculpido com grelhas termodifusíveis inspiradas na F1. A carroçaria em fibra de carbono vem com estrias laterais. Nota também para os puxadores escamoteáveis nas portas, para as linhas musculadas e para as jantes forjadas de 21 polegadas que “calçam” uns Pirelli P Zero específicos. Atrás há uma Kamm Tail e farolins formados por sete “lâminas” em LED. Por baixo existe um difusor de grandes dimensões e quatro ponteiras de escape em aço inoxidável. Em opção, realce para o escape em titânio com 10,5 kg.

O modelo de dois lugares traz um interior na mesma senda do Vantage e do DB12, destacando-se um painel de instrumentos digital e um ecrã central, ambos com 10,25 polegadas. Os bancos elétricos têm 16 níveis de ajustamento e são forrados a Alcantara e couro semi-anilina. O Vanquish traz ainda um sistema de som Bowers & Wilkins com 15 altifalantes e, opcionalmente, aplicações em madeira.

Deixe um comentário

*