Carroçador parisiense, que construiu carroçarias para marcas de luxo na primeira metade do século XX, está de volta com uma homenagem ao icónico modelo da Mercedes-Benz.
A Saoutchik foi criada originalmente em 1906 por Jacques Saoutchik (nascido com o nome Iakov Savtchuk). O carroçador foi extinto em 1955, apenas três após o filho do fundador, Pierre, ter assumido os destinos da empresa. Em 2016, na Holanda, a Saoutchik regressou como uma empresa especializada em design e engenharia, embora também faça trabalhos fora da área automóvel. O seu objetivo principal é dedicar-se a séries limitadas. O primeiro projeto é o 300 GTC. A base é a de um Mercedes-AMG GT da geração anterior, mais concretamente de um GT Roadster.
O resultado é um tributo ao Mercedes-Benz 300 SL, com toques modernos. As linhas exteriores são da autoria da Ugur Sahin Design, responsável por uma homenagem ao Ferrari F50 há alguns anos. Os painéis da carroçaria são todos em fibra de carbono, fornecidos pelos alemães da Pogea Racing. De acordo com o fabricante, construir uma unidade demora cerca de 4 mil horas. Para já, não foram reveladas as caraterísticas técnicas deste carro. Contudo, é possível mantenha a configuração do Mercedes-AMG GT que tem um motor V8 4.0 biturbo acoplado a uma caixa de dupla embraiagem de sete velocidades.
A Saoutchik prevê produzir 15 unidades. Os preços são foram desvendados.