Mini-SUV retro-futurista estreará este mês no Salão de Paris.
A Renault publicou, em jeito de teaser, um conjunto de imagens do 4 EV, antes da apresentação oficial ainda este mês no Salão de Paris, em França. Trata-se de um regresso do 4, embora agora com um motor elétrico. Ao nível da gama, o 4 EV funcionará com uma alternativa de formato SUV, mais versátil, comparativamente com o 5 EV – modelo com o qual partilhará a plataforma.
O novo 4 EV recupera elementos do utilitário que esteve à venda entre 1961 e 1994, mas o protótipo 4Ever Trophy de 2022 já se aproxima mais do que se poderá esperar desta proposta retro-futurista. As imagens mostram que a versão de produção manterá a grelha retangular iluminada e o logo igualmente iluminado (uma estreia na Renault). Já os farolins apresentam-se tripartidos e o vidro traseiro tem um formato trapezoidal. Já as extensões nos para-choques passam a ser em plástico e não cromadas. Os designers da marca francesa acrescentaram ainda uma faixa diagonal à frente das portas de modo a replicar a costura visível nos primeiros 4, e nervuras horizontais ao longo dos flancos, similares às versões dos anos 1980. Nesta primeira amostra do modelo final é também visível um tejadilho retrátil em tecido (opcional) e um spoiler, além de plástico preto nas extensões dos arcos das rodas. Este modelo de formato quadrado terá uma suspensão multibraços no eixo traseiro.
Com 4,14 metros de comprimento (dimensões aproximadas às de um Opel Mokka) e 2,54 m de distância entre eixos, o novo 4 EV será de tração dianteira e deverá contar com a mesma configuração do 5 EV, ou seja, versões de 95 cv/70 kW, 123 cv/90 kW e 140 cv/110 kW. Contudo, a plataforma Ampr Small permite encaixar um segundo motor, o que abre espaço para uma possível versão 4×4. Espera-se ainda que seja possível optar entre baterias com 40 e 52 kWh. A produção arrancará no próximo verão.