BMW iX5 terá bateria de 141 kWh

Protótipo BMW X5

Além da variante elétrica, existirá uma nova geração do X5 a combustão e outra inédita a hidrogénio.

A BMW continua a testar o novo X5, cuja estreia ocorrerá ainda este ano. Mas a grande novidade é que a inédita variante elétrica iX5 terá uma bateria de 141 kWh (na versão iX5 60 xDrive), a maior de sempre encaixada num modelo da marca bávara. O SUV, que surge nas imagens ainda camuflado em formato de protótipo, evoluirá a partir de uma versão atualizada da plataforma CLAR, tal como sucedeu com o i5, o que lhe permitirá ter opções a combustão, PHEV, elétrica e a hidrogénio. Apesar de não recorrer à base Neue Klasse do iX3, este X5 elétrico beneficiará, ainda assim, da mais recente tecnologia elétrica da marca de Munique. O iX5 utilizará a sexta geração do hardware eDrive, um sistema elétrico de 800V e as mesmas células de bateria de formato cilíndrico dos produtos Neue Klasse. Além disso, suportará carregamentos até 400 kW. O iX5 60, que contará com uma dupla de motores a debitar um total de 578 cv/425 kW, promete superar os 644 km de autonomia WLTP, apesar de um peso a rondar as 3 toneladas. 

A gama X5 terá ainda versões a combustão, com uma versão 40 xDrive com motor 3.0 de seis cilindros a gasolina com 400 cv (mais 20 cv que o atual), além de uma variante híbrida plug-in 50e xDrive com os mesmos 490 cv da geração que ainda se encontra em comercialização. A BMW confirmou ainda que a variante a hidrogénio chegará em 2028. Uma opção Diesel será lançada também.

Apesar de a dupla X5/iX5 não ser feita com base Neue Klasse, espera-se que seja alinhado visualmente com o iX3/i3 sedan, incluindo uma grelha embutida e faróis integrados. Tal como antes, existirá uma suspensão de triângulos sobrepostos, com jantes até 23 polegadas. Os híbridos e os elétricos terão suspensão adaptativa, com molas pneumáticas, quatro rodas direcionais e um sistema ativo de controlo do rolamento da carroçaria. Por dentro, estima-se que haja um volante de quatro raios, o sistema Panoramic iDrive e um ecrã tátil tipo tablet.

Deixe um comentário

*