VW aposta em 2.0 TDI híbrido

O sistema “mild hybrid” terá versões de produção a oscilar entre os 136 e os 204 cv.

A Volkswagen está a preparar uma nova era de “eletrificação” com a aposta na sigla I.D., com vários modelos de produção 100% elétricos e híbridos. Contudo, o grupo alemão continua a acreditar fortemente nos Diesel e prova disso é a nova solução que apresentou na semana passada, no Simpósio de Motores de Viena, na Áustria. A VW aproveitou o conceituado evento para exibir um 2.0 turbodiesel TDI Evo de quatro cilindros (EA288) compatível com um sistema “mild hybrid”. Este sistema funciona em conjunto com baterias de iões de lítio e um sistema elétrico de 12V com função de gerador. De acordo com o fabricante, este sistema é mais limpo, além de mais leve, com menos perdas de calor e fricção face ao ao 2.0 TDI convencional. Os engenheiros da marca alemã trabalharam ainda na melhoria da eficiência e na resposta do turbo deste motor. O filtro de particulas tem uma durabilidade superior e tem dimensões otimizadas. O novo propulsor permite ainda uma redução dos consumos e das emissões de CO2, permitindo oscilar entre os 136 e os 204 cv – um incremento de potência e binário da ordem dos 9% face ao motor convencional. Este motor será utilizado em futuros modelos de produção do grupo VW: em VW, Skoda e Seat de base MQB e modelos da Audi com motor de colocação longitudinal.

No certame austríaco, o grupo de Wolfsburg apresentou ainda um sistema “micro híbrido” de 48V que estreará na próxima geração do Golf (a lançar a partir da segunda metade de 2019), prometendo uam redução “drástica de consumos e emissões”, e um novo 1.5 TSI Evo preparado para receber um sistema TGI, de gás natural comprimido. Com 130 cv, este motor promete no Golf com caixa DSG consumos de 3,5 kg de gás por cada 100 km e uma autonomia até 490 km.

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