Hamburgo proíbe Diesel antigos

A partir de 31 de maio, os Diesel até à norma Euro 5 serão proibidos de circular na segunda maior cidade alemã. Várias cidades poderão seguir o mesmo caminho.

Um tribunal de Leipzig autorizou há poucos dias que as cidades alemãs podem começar a criar leis que afastem de imediato a circulação dos carros a gasóleo. O juiz em questão recomendou que sejam proibidos os Diesel compatíveis com a norma Euro 5 e anteriores. A cidade de Hamburgo foi a primeira a seguir a recomendação do juiz e já anunciou que a partir de 31 de maio proibirá os referidos modelos a gasóleo do centro da cidade de forma a melhorar a qualidade do ar – sendo que chegou a estar em cima da mesa a possibilidade de proibir os modelos até à norma Euro 6 (anteriores a 2014). A medida já teve efeitos imediatos, com a colocação de cerca de 100 sinais de trânsito que obrigam os referidos modelos a afastarem-se de duas das principais artérias do centro da cidade.

O governo alemão mostra-se contra estra proibição dos Diesel mais antigo do centro das cidades, uma vez que terá impacto na produtividade económica e que afetará em particular os condutores com menos possibilidades proprietários deste tipo de modelos.

Neste momento, há pelo menos 28 cidades alemãs, incluindo Munique (cidade de origem da BMW) e Frankfurt, querem eliminar este perigo potencial para a saúde dos cidadãos.

Deixe um comentário

*