Wiesmann regressa no próximo ano

A marca de modelos desportivos “retro” assinalará o regresso à atividade já a 30 de agosto no Salon Privé.

A Wiesmann, que se especializou na construção de desportivos de aspeto “vintage” (inspirados sobretudo nos Jaguar dos anos 1940) através de um processo artesanal, faliu em 2014. Contudo, o emblema alemão está de volta e com um modelo totalmente novo. Agora nas mãos de novos proprietários, a marca assinalará o seu regresso no prestigiado concurso Salon Privé, que se realizará entre 30 de agosto e 1 de setembro, no Blenheim Palace, em Oxfordshire (Reino Unido) com a exibição do MF4 Roadster (na imagem) e do GTMF5 Coupé, no âmbito de uma exposição específica para motores V8. Esta exibição funcionará como um aquecimento para o regresso em pleno com um novo modelo. Citado pela Motor Authority, o gestor da marca, Roheen Berry garante que este regresso, previsto para 2019, terá em consideração um posicionamento mais global.

Traduzindo por miúdos, o novo Wiesmann a produzir na mesma fábrica de Dulmen (Alemanha) terá versões de volante à esquerda e à direita. Resta saber se conseguirão homologação para o importante mercado norte-americano (mercado onde falhou na anterior “encarnação”), pois a Wiesmann, lançada originalmente em 1988, conseguiu dentro do seu estatuto de nicho e com construções de processo artesanal e de alto nível de luxo e engenharia, ganhar nome na Europa, Médio Oriente e Ásia.

Fica também por confirmar se esta criação, um potencial concorrente dos TVR e do Porsche 911, continuará na senda das mais recentes da marca. Até ao seu fim, tinha versões coupé e cabrio mas também motores de origem BMW – cuja continuidade está garantida para o novo modelo. O MF5, por exemplo, tinha um V10 5.0 do BMW M5 E60 e do M6 E63, com 547 cv e 680 Nm a enviar potência para as rodas traseiras através de uma caixa automática de seis velocidades – anunciando 3,9 segundos nos 0-100 km/h. Por isso, o V8 4.4 biturbo do M5 atual, com 591 cv poderá ser uma boa opção.

Deixe um comentário

*