Ferrari 250 GTO estabelece recorde em leilão

Ferrari 250 GTO recordista, no momento da licitação

O modelo de 1962 foi arrematado por 41,6 milhões de euros na RM Sotheby’s.

O Ferrari 250 GTO (chassis 3413 GT) de 1962 que vê na imagem tornou-se no passado sábado no carro clássico mais caro de sempre a ser leiloado, pelo valor recorde de 41,6 milhões de euros. O vendedor foi Greg Whitten, antigo empregado da Microsoft, agora à frente da Numerix Software, fã da Ferrari e piloto de corridas de clássicos, que tinha comprado este carro em 2000 (numa altura em que o 250 GTO tinha um valor de mercado de cerca de 10 milhões de euroa). O leilão foi organizado pela RM Sotheby’s, incluído no concurso de elegância de Pebble Beach (Califórnia, nos EUA). O valor arrecadado foi enviado para instituições de caridade.

Considerado um dos modelos mais icónicos da marca de Maranello, o 250 GTO teve uma produção limitada a 36 unidades, tendo sido inicialmente como um carro de testes da Ferrari e conduzido pelo piloto de F1 Phil Hill na Targa Florio. Nesse mesmo ano, conquistou o título nacional italiano de GT, vencendo nove das dez corridas disputadas. Até 1965, este modelo ganhou 15 títulos, entre várias competições. O exemplar recordista em leilões deste verdadeiro modelo de corridas “road legal” (o terceiro desta série a ser produzido) tem particularidade de ser um dos sete modificados pela Scaglietti com detalhes Series II GTO/64.

O recordista anterior era precisamente outra unidade deste 250 GTO, mas com matrícula de 1963, arrematada em 2014 por 32,5 milhões de euros.

Já este ano, o colecionador norte-americano David MacNeil comprou um exemplar do 250 GTO por mais de 68 milhões de euros.

Deixe um comentário

*