VW poderá partilhar plataforma “elétrica” com Ford

VW I.D. Vizzion Concept

As duas partes poderão alargar a sua parceria, numa medida permitirá rentabilizar a nova base do construtor germânico.

O grupo Volkswagen não fecha a porta à possibilidade de partilhar a recém-criada plataforma MEB, específica para modelos elétricos, com a Ford. Quem o diz é o responsável financeiro da VW, Frank Witter. Ouvido pela Automotive News Europe, este responsável avança que a aliança estratégica entre os dois “gigantes” poderá estender-se além da que foi oficializada no verão passado, que inclui o desenvolvimento e construção em conjunto de comerciais ligeiros. Caso esta decisão receba “luz verde”, será um passo importante para a rentabilização da nova estrutura.

Witter aproveitou esta conversa para confirmar que a VW está neste momento concentrada em preparar a produção dos primeiros modelos da nova família de elétricos I.D., que começarão a ser produzidos em novembro do próximo ano, na fábrica de Zwickau (na Alemanha) – que está a ser convertido numa unidade específica para a produção de elétricos. O primeiro será o Neo (de dimensões similares às de um Golf), o SUV Crozz (sobretudo dirigido aos EUA e China). Aliás, a VW construirá modelos com base MEB em duas fábricas na China e pretende produzir até três modelos 100% elétricos nos Estados Unidos (provavelmente em Chattanooga). O grupo alemão estima produzir até 10 milhões de carros elétricos à escala global com esta nova plataforma, dividindo o fabrico entre 27 modelos de quatro marcas (VW, Audi, Skoda e Seat). A produção em massa destes modelos arrancará no final de 2022.

O homem da VW adiantou ainda que a tecnologia autónoma é outra área onde o grupo poderá colaborar com outro construtor. E a Ford poderá ser o parceiro ideal para isso, tal como avançou a Bloomberg na semana passada.

Deixe um comentário

*