Loeb correrá pela Hyundai em 2019

Sébastien Loeb correrá pela marca coreana na próxima temporada

O piloto francês representará as cores coreanas pelo menos em seis ralis.

Sébastien Loeb, o piloto com maior currículo no WRC, com nove títulos mundiais (consecutivos e sempre ao serviço da Citroën), vai correr na próxima temporada pela Hyundai. Sem contrato com a Peugeot no WRX, devido à saída da equipa da competição, o piloto decidiu dar um novo rumo à sua carreira e tentará a sua sorte na equipa coreana que tem ambições cada vez mais justificadas para alcançar o título mundial individual e por equipas. O contrato de dois anos implica que Loeb corra em pelo menos seis ralis por temporada (sendo que a presença no Rali da Suécia, o segundo do calendário, já está à partida assegurada). O arranque da época de 2019 para o piloto alsaciano deverá acontecer logo no Rali de Monte Carlo, no final de janeiro – poucos dias depois de terminar a sua quarta participação no “Dakar” com um Peugeot 3008 DKR (prova que terminou em segundo lugar em 2017). Numa equipa que já conta com Thierry Neuville (vice-campeão do mundo em 2018) e Andreas Mikkelsen, o espanhol Dani Sordo (antigo companheiro da Loeb) será um dos mais prejudicados com a chegada do francês, uma vez que iniciará a sua participação no WRC apenas no início de março no Rali do México. O esquema de rotatividade da equipa que será definido à medida que for avançando o calendário. Mikkelsen está de certa forma na “corda bamba” uma vez que terminou a época de 2018 com fracas prestações e, caso não tenha um bom arranque no próximo ano, será substituído por Sordo em mais provas. O neozelandês Hayden Paddon, que dividiu este ano o volante com Sordo, ficou sem espaço na equipa da Hyundai e deverá procurar outras paragens.

Recorde-se que Loeb teve um regresso em cheio ao WRC no ano passado, culminando com a vitória no Rali da Catalunha (em Espanha) em outubro passado, ao serviço da Citroën – naquela que foi a sua primeira vitória num rali desde 2013. Este poderia ser o retomar de uma parceria de sucesso com o emblema francês, uma vez que Loeb manifestou que gostaria de regressar à competição onde mais se notabilizou ao longo da sua carreira. Contudo, o ingresso de Sébastien Ogier (vencedor dos últimas seis edições do mundial de ralis – as duas últimas ao serviço da M-Sport) na Citroën foi o principal entrave a esta reunião. Ogier regressa assim oito anos depois à equipa onde começou a competir no WRC. O francês terá como companheiro de equipa Esapekka Lappi, que trocou com Kris Meeke que rumou para a Toyota.

Apesar da contratação de Ogier, a Citroën, equipa com a qual Loeb tem ligações históricas, anunciou que desinvestirá no WRC na próxima temporada – depois de seis anos a perder terreno para a VW e a M-Sport, e no ano passado ter ficado atrás da Toyota, Hyundai e M-Sport – correndo apenas dois carros.

Deixe um comentário

*