VW estreia buggy elétrico em Genebra

VW I.D. Buggy Concept View Gallery 10 photos

Protótipo com 201 cv inspira-se no modelo de praia da década de 1960.

A Volkswagen apresentou na noite que antecede a abertura de portas à imprensa mundial no Salão de Genebra o I.D. Buggy Concept. Trata-se do mais recente protótipo que antecipa uma futura família de modelos elétrico que começarão a ser lançados no início do próximo ano. Em concreto, este I.D. Buggy pega no conceito criado por Meyers Manx a partir de um Beetle na década de 1960, adaptando-o aos tempos de hoje – num protótipo que os responsáveis da marca de Wolfsburg consideram estar 70% próximo do modelo de produção – que poderá avançar em 2020.

Sem teto nem portas, o protótipo elétrico é feito com base na plataforma MEB do grupo VW. O para-choques dianteiro sobredimensionado e os faróis redondos em LED remetem para o buggy original. A proteger os ocupantes está um para-brisas reforçado, uma roll-bar tipo Targa na traseira e uma capota retrátil em lona. O interior é totalmente à prova de água, surgindo pintado com tinta impremeável. A cor Fern Green predomina o exterior e o interior. Com um total de 201 cv e 349 Nm de binário debitados de dois motores (um por eixo – o que lhe confere tração integral), este I.D. Buggy é alimentado por baterias de iões de lítio de 62 kWh. Anuncia 0-100 km/h em 7,2 segundos e uma autonomia para 249 km.

Com apenas dois lugares na frente (apesar de poder vir a ter espaço para uma segunda fila de bancos), o este modelo retro tem 4063 mm de comprimento, 1890 mm de largura, 1463 mm de altura e 2400 mm de distância entre eixos. Possui jantes de 18 polegadas com pneus BF Goodrich All-Terrain TA da medida 255/50 no eixo dianteiro e 285/60 no eixo posterior. A base do carro é em alumínio, acrescentando ainda dois ganchos de reboque em aço no para-choques dianteiro. Num interior sem infotainment, ecrã central ou mordomias como condução autónoma, existe um volante de formato hexagonal e ao seu lado há um seletor da caixa de velocidades e o travão eletrónico. Atrás do volante, é um pequeno ecrã de acesso à instrumentação. Para ouvir música é preciso ligar o smartphone via Bluetooth.

Deixe um comentário

*