Ferrari estreia exemplar único P80/C

Ferrari P80/C View Gallery 10 photos

Modelo homenageia os ícones de competição 330 P3/P4 e Dino 206 S.

A Ferrari apresentou o P80/C que desenvolveu especificamente para um cliente anónimo, em jeito de tributo a dois modelos de competição das décadas de 1960 e 70: o 330 P3/P4 e o Dino 206 S. Este “one-off”, exclusivo para pista, é feito com base no 488 GT3 de corridas. De acordo com a Ferrari, este foi o projeto com estas caraterísticas que mais tempo consumiu os seus engenheiros – que começaram a trabalhar nele em 2015. Para começar, a carroçaria foi totalmente redesenhada, com a frente a assumir uma forma de cunha e com um lábio proeminente por baixo. As entradas de ar no capot, no topo do para-lamas e por cima das cavas das rodas favorecem a aerodinâmica. Destaque ainda para o para-brisas inclinado que contribui para uma silhueta tipicamente coupé. Como se trata de um modelo para circuito, a Ferrari conseguiu reduzir o tamanho dos faróis. As jantes, específicas para competição, são de 18 polegadas. Contudo, caso o objetivo seja forçar a nota, este modelo foi concebido de modo a poder encaixar mais apêndices aerodinâmicos e jantes de 21 polegadas.

Este P80/C tem mais 50 mm de distância entre eixos face ao 488 GT3. A carroçaria foi alargadas em ambos os eixos. Dos elementos estéticos que mais sobressaem neste exemplar único são as entradas de ar atrás das portas. A cobertura do motor tem um conjunto de persianas em alumínio que contrastam com o resto da carroçaria vermelha e o para-brisas traseiro tem um formato côncavo. Atrás, pontifica a asa em fibra de carbono ao estilo dos Fórmula 1 e um difusor gigantesco, retrabalhado face ao modelo que lhe serviu de base. Toda a carroçaria é feita em fibra de carbono.

O interior é similar ao do 488 GT3, contando apenas com alguma instrumentação redesenhada e acrescentando os painéis das portas em fibra de carbono. O motor deverá ser uma versão sem restrições do V8 3.9 biturbo (que no caso do modelo de estrada 488 GTB debita 670 cv). Como é hábito neste tipo de edições, a Ferrari não revelou o preço.

Veja o P80/C em pista no vídeo:

Deixe uma resposta

*