VW quer elétrico mais rápido em Nürburgring

VW I.D. R já testa em Nürburgring

Depois de Pikes Peak, o I.D. R já treinou prepara para bater o recorde do “Inferno Verde”.

A Volkswagen está a preparar o ataque ao recorde do carro elétrico a dar a volta mais rápida ao circuito de Nürburgring Nordschleife, na Alemanha. O objetivo é bater em breve o tempo do Nio EP9 de 6 minutos e 45,90 segundos. A marca alemã começou por vários treinos de simulador e só agora foi vista a testar o I.D. R com Romain Dumas ao volante – um especialista em recordes, vencedor de Le Mans por duas vezes. A VW quer desta forma avaliar qual a melhor afinação da suspensão e os melhores pneus.

Em termos técnicos, o I.D. R é o mesmo que bateu o recorde da subida de Pikes Peak, nos EUA, em junho de 2018: dois motores elétricos posicionados no eixo posterior, a debitar 689 cv, e um conjunto de baterias de 44 kWh (igual ao que é utilizado no Fórmula E). O protótipo de competição pesa apenas 1100 kg e anuncia 0-100 km/h em 2,25 segundos. Contudo, os engenheiros da VW Motorsport alteraram alguns elementos de forma a aumentar a performance aerodinâmica deste modelo, nomeadamente ao nível do spoiler dianteiro, piso do carro e asa traseira, de modo a baixar o índice de “downforce”. Há ainda um sistema ativo DRS, encaixado no spoiler traseiro inferior – similar ao que é utilizado na Fórmula 1 -, que permite diminuir adicionalmente a “downforce” em mais 20%. Os responsáveis da marca de Wolfsburg estimam que o condutor acionará o sistema dez vezes por volta.

Dumas e o I.D. R vão regressar ao “Inferno Verde” em maio para a tentativa oficial de recorde.

Deixe uma resposta

*