Ford assinala êxitos de Le Mans com GT especiais

Ford GT com pinturas comemorativas de Le Mans View Gallery 6 photos

Ao mesmo tempo, a Oval Azul anunciou que este será a sua despedida do mundial de resistência.

A Ford anunciou que os quatro exemplares do GT, da equipa Ford Chip Ganassi Racing, que correrão na próxima edição das 24 Horas de Le Mans contarão com decorações comemorativas dos sucessos da equipa na mítica competição francesa. Estas decorações chamam-se “Au Revoir”, ou seja, “até à próxima”, pois marcam a despedida da Ford enquanto equipa de fábrica na próxima edição de Le Mans, categoria GTE Pro, que conta para o mundial de resistência. Os quatro modelos terão a companhia de um quinto Ford GT, inscrito na classe GTE AM pela Keating Motorsports.

O GT #66 será conduzido por Stefan Mücke (ALE), Olivier Pla (FRA) e Billy Johnson (EUA), apresentando uma decoração em preto que faz alusão ao Ford GT40 de Bruce McLaren e Chris Amon, vencedor em Le Mans em 1966. O Ford GT40 que Dan Gurney e A.J. Foyt levaram à vitória em Le Mans em 1967, é recordado pela nova decoração do Ford GT #67 tripulado por Andy Priaulx (GB), Harry Tincknell (GB) e Jonathan Bomarito (EUA). O Ford GT #68 é o mais recente vencedor em Le Mans para a Ford, recebendo em primeiro lugar a bandeira de xadrez, na corrida de 2016. Dirk Müller (ALE), Joey Hand (EUA) e Sebastien Bourdais (FRA) vão correr com as mesmas cores do vencedor de Le Mans em 2016. O Ford GT #69 de Scott Dixon (NZ), Ryan Briscoe (AUS) e Richard Westbrook (GB) tem o mesmo design do Ford GT40 que ficou em segundo lugar no glorioso pódio absoluto da Ford em Le Mans em 1966 (1º, 2º e 3º). Por fim, o Ford GT #85 vai correr na classe GTE Am pela equipa-cliente Keating Motorsports. A equipa utiliza o mesmo design de decoração dos quatro Ford oficiais, mas com destaque para as cores e decoração do seu principal patrocinador, a Wynn’s. A formação do Ford GT #85 conta com os pilotos Ben Keating (EUA), Jeroen Bleekemolen (HOL) e Felipe Fraga (BRA).

Os Ford GT entrarão em pista já no próximo domingo, 2 de junho, para o teste oficial Le Mans. A corrida do circuito de la Sarthe será entre 15 e 16 de junho. Recorde-se que a Ford regressou ao WEC em 2016, 50 anos depois da vitória de 1966. A Oval Azul conta com seis triunfos no WEC no seu palmarés. A Ford planeia continuar a correr na categoria de GT enquanto equipa de fábrica no IMSA. Contudo, poderá suspender esta participação no próximo ano.

Deixe um comentário

*