XCeed é a variante SUV do Kia Ceed

Kia XCeed View Gallery 7 photos

A gama do pequeno familiar foi alargada com um modelo mais comprido, maior altura ao solo e mala com dimensões superiores face ao Ceed de cinco portas.

A Kia apresentou o XCeed, um novo elemento da gama Ceed. Esta variante de carroçaria com visual tipicamente SUV, que estará à venda em outubro, junta-se ao Ceed de cinco portas, carrinha Sportwagon e “shooting brake” Proceed. O XCeed carateriza-se por ser 85 mm mais comprido face ao Ceed de formato hatchback e 90 mm mais compacto que o Sportage – 25 mm no vão dianteiro e 60 mm no vão traseiro. Isto contribui para um aumento da capacidade da bagageira em 31 litros, para um total de 426 litros (extensíveis a 1378 litros com o rebatimento dos bancos traseiros). Continuando a falar das dimensões, esta nova variante é 26 mm mais larga face ao Ceed e a distância ao solo é 42 mm superior. O XCeed é 43 mm mais alto que o Ceed e 155 mais baixo do que o Sportage.

O objetivo da Kia com este XCeed é combinar o sentido prático dos SUV com o comportamento de um hatchback, num modelo que se posiciona entre o Ceed e o Sportage. Por isso, aposta de série em amortecedores com batentes hidráulicos para o eixo dianteiro. A suspensão foi afinada especificamente para um conforto superior e a direção recalibrada para favorecer a assistência. A gama de motores é composta por três opções a gasolina: o tricilíndrico turbo 1.0 T-GDI com 120 cv (o único disponível apenas com caixa manual de seis velocidades, sem opção caixa de dupla embraiagem de sete relações) e o quatro cilindros turbo 1.4 T-GDI com 140 cv. A a versão de topo 1.6 T-GDI (igualmente disponível nas versões GT do Ceed e do Proceed) com 204 cv não está confirmada para Portugal. Existem ainda duas variantes do Diesel 1.6 de quatro cilindros turbo Smartstream com 115 e 136 cv. Em novembro começará a ser produzido o XCeed híbrido plug-in e a partir do início de 2020 toda a gama Ceed contará com versões “microhíbridas” com um sistema de 48V.

Esteticamente, o SUV ganha uma frente redesenhada, com uma grelha e entradas de ar maiores, a que se juntam os faróis com um novo grafismo. Os farolins traseiros também são em LED. Realce ainda para as barras de tejadilho, saia metálica no para-choques traseiro e proteções em plástico em torno da carroçaria. O XCeed está disponível em 12 cores, incluindo o novo Quantum Yellow. Por dentro, há um novo pacote em amarelo aplicável às costuras dos bancos em couro preto, e aplicações em preto brilhante e amarelo metalizado por todo o habitáculo. Destaque ainda para o ecrã central tátil do sistema de infotainment UVO Connect, disponível em opção com 10,25 polegadas, e instrumentação digital Supervision com ecrã de 12,3 polegadas.

Esteja atento à revista autoDRIVE para saber mais sobre o Kia XCeed.

Deixe um comentário

*