Ford vai ter elétrico com base VW em 2023

VW e Ford alargam parceria

Marca norte-americana planeia vender 600 mil unidades de modelos com base alemã MEB na Europa.

A Ford confirmou que fará pelo menos um carro elétrico de grande volume para a Europa recorrendo à plataforma da Volkswagen. A marca norte-americana estima que esse modelo de base MEB, que será desenvolvido no centro técnico de Merkenich (perto de Colónia, na Alemanha) e com lançamento previsto para 2023, venderá mais de 600 mil unidades durante seis anos de mercado. Com esta medida de partilhar a base com a VW, a Ford prevê faturar 17,7 mil milhões de euros. Este modelo da Ford poderá não ser o único a ser feito com a plataforma alemão, estando neste momento a ser discutido um segundo modelo. Esta colaboração não interferirá com o investimento da Ford em lançar dois modelos elétricos de fabrico norte-americano, uma versão EV da pick-up F-150 e o crossover Mach E inspirado no Mustang.

Os dois fabricantes anunciaram ainda um investimento conjunto de 2,3 milhões de euros na empresa especialista em condução autónoma Argo AI. Cada um dos grupos terá o mesmo número de ações na empresa que está a desenvolver um sistema de condução autónoma de nível 4. Aproveitando a ocasião, Ford e VW (através dos seus CEO, Jim Hackett e Herbert Diess, na imagem) confirmaram que em 2022 arrancarão as entregas das primeiras pick-up desenvolvidas em conjunto, que incluirá um substituto da Amarok.

Recorde-se que a VW investiu 6,2 mil milhões de euros na base MEB desde 2016, prevendo aplica-la a cerca de 15 milhões de carros das marcas VW, Audi, Skoda e Seat, entre hatchback, berlinas, SUV/crossover e minivans na próxima década. O primeiro modelo com base MEB será o VW ID3 a revelar em setembro no Salão de Frankfurt.

Deixe um comentário

*