Honda abandona Diesel na Europa em 2021

Honda Civic i-DTEC

A marca nipónica vai apostar em modelos híbridos e elétricos.

A Honda anunciou que abandonará a comercialização de modelos Diesel em solo europeu durante 2021. Esta decisão insere-se na estratégia da marca japonesa que estabeleceu a meta de “eletrificar” todos os seus modelos no Velho Continente até 2025. Ao mesmo tempo esta opção está relacionada com encerramento da fábrica da Honda em Swindon, no Reino Unido, em 2022. É precisamente nessas instalações que a marca nipónica produz o motor 1.6 Diesel atualmente disponível na gama Civic (na imagem) e nalguns mercados no HR-V.

As normas de emissões de CO2 cada vez mais apertadas e a quebra da procura de modelos a gasóleo fazem com que investimento para obter modelos Diesel cada vez mais limpos uma tarefa de sobremaneira dispendiosa. Recorde-se que o novo CR-V está disponível apenas com um sistema híbrido a gasolina. O próximo Jazz será híbrido e o elétrico Honda e chega no início de 2020.

Com o fim do Diesel, a Honda tem ainda uma oportunidade de simplificar a sua gama, reduzindo-a apenas um terço do atual até 2025. Além disso, esta decisão permitirá reduzir os custos de produção globais em 10% – com essas verbas a poderem ser canalizadas para pesquisa e desenvolvimento.

Deixe um comentário

*