Opel já testa Corsa elétrico de competição

Opel Corsa-e Rally View Gallery 10 photos

Trata-se do primeiro carro elétrico de ralis do mundo.

Depois de apresentar o Corsa-e Rally no verão, a Opel está agora na fase de desenvolvimento daquele que é o primeiro carro elétrico de ralis do mundo. A marca de Rüsselsheim já construiu dois protótipos que estão a fazer parte de um programa de testes destinados a preparar este modelo para as provas de rali. Entretanto, numa parceria com o automóvel clube alemão ADAC, foi criado um troféu de ralis que será disputado na Alemanha durante a temporada de 2020/2021.

A primeira fase do programa visa recolher o máximo de informação possível, algo indispensável, uma vez que não existia qualquer experiência prévia de carros elétricos a bateria em ralis. O diretor da Opel Motorsport, Jörg Schrott, explica que os cálculos e simulações que foram realizados na fase embrionária estão gradualmente a ser substituídos por dados recolhidos em condições reais. Na segunda fase do programa, a equipa da Opel Motorsport dedicar-se-á às performances do Corsa-e Rally. Uma vez mais, Schrott esclarece que é fundamental que as performances de todos os automóveis permaneçam constantes sob todas as condições de forma a manter a competitividade entre os concorrentes. Após o término do programa de desenvolvimento, a marca germânica construirá uma unidade que será a referência para as restantes a ser produzidas para as equipas clientes.

De relembrar que o Corsa-e Rally possui o mesmo motor elétrico da versão de estrada, com 136 cv de potência. Contudo, de modo otimizar a autonomia, a versão de competição irá dispor de três modos de funcionamento diferentes: o modo “Competição” destinado a providenciar a máxima performance, o modo “Chuva” que regula o binário para pisos mais escorregadios e o modo “Eco” para poupar a autonomia das baterias nas ligações entre troços.

Deixe um comentário

*