Novo Honda Jazz híbrido terá 109 cv

Honda Jazz View Gallery 5 photos

Utilitário será comercializado em exclusivo com um sistema e:HEV, com base num motor 1.5 a gasolina e dois motores elétricos, a anunciar consumos de 4,5 l/100 km.

A Honda vai lançar no próximo verão a quarta geração do Jazz em solo europeu. A principal novidade é que o construtor japonês confirmou, entretanto, que o utilitário estará disponível em exclusivo com um novo sistema híbrido e:HEV, cujas especificações foram agora reveladas. Em causa está um sistema cujo princípio fundamental é semelhante ao que é utilizado no SUV CR-V, que consiste em dois motores elétricos compactos (um com função de gerador e outro com a finalidade de propulsão), uma bateria de iões de lítio, um motor a gasolina e uma transmissão de relação fixa (mais compacta face a uma CVT, normalmente utilizada em híbridos). Contudo, em vez de um 2.0 i-VTEC a gasolina a funcionar com o ciclo Atkinson, num sistema com um total de 184 cv, no Jazz a opção recaiu num 1.5 i-VTEC, num sistema que permite um total de 109 cv e 253 Nm.

O sistema e:HEV permite escolher entre três modos de condução: EV Drive (100% elétrico), Hybrid Drive (a partir do qual o motor térmico alimenta o elétrico com função de gerador que por sua vez fornece energia ao motor elétrico propulsor) e Engine Drive (que liga diretamente o motor a gasolina às rodas). O fabricante diz que os dois primeiros modos são mais vocacionados para uma condução urbana e que o último deverá ser escolhido para condução em autoestrada, beneficiando de um “boost” oriundo do motor elétrico propulsor sempre que for necessário.

Graças a este novo sistema, o Jazz anuncia uma capacidade para acelerar de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos e uma velocidade máxima de 174 km/h. Em termos de consumos o híbrido anuncia 4,5 l/100 km e as emissões de CO2 são de apenas 102 g/km (WLTP). Na versão mais “radical” Jazz Crosstar anuncia 4,8 l/100 km e 110 g/km. Apesar de ser um híbrido, o modelo anuncia uma bagageira com 298 litros de capacidade (extensíveis a 1203 l com o rebatimento dos bancos traseiros, dotados como vem sendo hábito do sistema Magic Seat).

Deixe um comentário

*