Skoda estreia Octavia RS híbrido com 245 cv

Skoda Octavia RS iV View Gallery 22 photos

Gama desportiva terá ainda versões a gasolina e Diesel, no formato liftback e carrinha.

A Skoda revelou a nova geração do Octavia RS, que estará à venda no outono. A grande novidade é mesmo a introdução logo no lançamento de uma versão híbrida plug-in. Trata-se do mesmo conjunto já conhecido do VW Golf GTE e do recentemente apresentado Cupra Leon e-Hybrid, que combina um motor 1.4 TSI de quatro cilindros turbo a gasolina de 140 cv com um motor elétrico de 116 cv, com um débito total de 245 cv e 400 Nm, surgindo associado em exclusivo a uma caixa de dupla embraiagem de seis velocidades e com tração dianteira. Graças a este conjunto, o novo RS anuncia 0-100 km/h em 7,3 segundos e uma velocidade máxima de 225 km/h. Uma das facetas desta versão é a economia de combustível e emissões baixas. Embora ainda não tenha valores homologados para o novo modelo, a marca checa vai dizendo que o objetivo é emitir cerca de 30 g/km de CO2. As baterias de iões de lítio de 13 kWh de capacidade permitem que em modo elétrico o Octavia RS iV (nova designação dos modelos eletrificados da Skoda) garanta até 60 km. Para o carregar deverão ser necessárias cerca de seis horas numa tomada convencional ou 3h30 numa Wallbox. As baterias são colocadas debaixo do piso da mala e o depósito de combustível tem 40 litros de capacidade (menos 5 litros face ao modelo convencional). Esta reorganização do espaço obriga a uma redução da capacidade da bagageira de 600 para 450 litros no liftback e de 640 para 490 na carrinha Combi.

Apresentado tanto no formato liftback como carrinha, a quarta geração do Rally Sport (RS) recebe um conjunto de elementos visuais caraterísticos das versões desportivas, nomeadamente, jantes de 18 polegadas (com opção de 19 polegadas) com acabamento em preto e complementadas por pinças de travão em vermelho, dupla ponteira de escape, para-choques com desenho mais agressivo, grelha preta, entradas de ar sobredimensionadas e avental traseiro com difusor em preto. A isso junta as capas dos espelhos retrovisores exteriores em preto e um spoiler em preto no caso do liftback e da cor da carroçaria na carrinha. Obrigatória é também a suspensão com afinação desportiva, que rebaixa o RS em 15 mm face ao modelo convencional. Entre o equipamento de série, destaque para os faróis full-LED matrix, faróis de nevoeiro em formato horizontal e farolins traseiros em LED.

No interior, a nova gama Octavia RS beneficia de bancos desportivos revestidos em alcantara, ventilados, aquecidos e com ajuste elétrico. O forro do tejadilho e o tablier são igualmente revestidos em alcantara, há também pedais em alumínio e decorações a imitar carbono. Realce também para o volante e bancos com pespontos em tons contrastantes e luz ambiente com dez cores. De fábrica, surge o ecrã do sistema de infotainment com 10 polegadas equipado com o sistema MIB3 com ligação permanente à internet e com vários serviços. Destaque também para o painel de instrumentos digital de 10 polegadas, cruise control adaptativo, três zonas de climatização, mala com abertura elétrica, sensores de estacionamento dianteiros e traseiro e acesso sem chave.

Nos próximos meses está prevista a apresentação de versões a gasolina e Diesel da gama Octavia RS – provavelmente com as mesmas caraterísticas dos VW Golf GTI e GTD, com motor 2.0 TSI de 245 e 2.0 TDI de 200 cv, respetivamente. Deverão existir também versões de tração integral.

Deixe um comentário

*