Supercarro Gumpert anuncia 850 km de autonomia

RG Nathalie View Gallery 8 photos

RG Nathalie tem baterias de 178 kWh que carregam com biocombustível.

Em 2018, Roland Gumpert, antigo diretor da divisão de competição da Audi e autor do supercarro Apollo, anunciou o revolucionário Nathalie (nome da sua filha). Trata-se de um supercarro com um sistema híbrido com pilha de combustível, a que apelidou de 2Way – um sistema desenvolvido em conjunto com os chineses da Aiways. Agora, Gumpert apresentou a versão de produção, que será limitada a 500 unidades. O supercarro tem 4,37 metros de comprimento, 2,08 m de largura, 1,31 m de altura e 2,65 m de distância entre eixos.

O sistema é formado por dois motores elétricos (um por cada eixo), alimentados por uma bateria gigantesca de 178 kWh posicionada no piso do carro. Contudo, este supercarro tem a particularidade de, apesar de poder ser carregado por via de uma tomada elétrica, funcionar através de um sistema “self-charging” (auto-carregamento) sob a forma de uma pilha de combustível de 15 kW, que trabalha a metanol (um biocombustível também conhecido por álcool metílico), posicionada debaixo do capot em fibra de carbono. Através da reação química das células de combustível, as baterias carregam com hidrogénio. O processo de carregamento materializa-se a qualquer momento, mesmo quando o carro está parado. Isto significa que o Nathalie só tem de parar para reabastecer com o seu depósito de metanol com 65 litros de capacidade – num processo que demora apenas três minutos. A autonomia do supercarro é de 850 km ou de 1200 km em modo Eco.

Com 1800 kg, o RG Nathalie tem 536 cv e 989 Nm de binário, sendo capaz de acelerar de 0 a 97 km/h em 2,5 segundos e de uma velocidade máxima de 306 km/h. Quando a bateria está vazia a velocidade máxima fica limitada a 120 km/h. Os preços oscilam entre os 300 e os 500 mil euros. No caso da edição de lançamento First Edition, os valores arrancam nos 407 mil euros (antes de impostos). As primeiras entregas arrancam na segunda metade de 2021.

Deixe um comentário

*