Ford lança em Portugal o seu híbrido mais potente

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Com 457 cv, o Explorer é um novo SUV de sete lugares para o topo da gama.

Lançado originalmente em 1990, o Explorer foi o primeiro SUV de quatro portas da Ford. A sexta geração daquele que é o SUV mais bem-sucedido da Ford nos EUA (só no ano passado vendeu 260 mil unidades) foi lançada no seu país de origem no ano passado, mas a introdução de uma nova versão híbrida plug-in na gama foi o pretexto ideal para que o regresso deste SUV com sete lugares de série à Europa. O novo modelo estará disponível a partir deste verão, com um preço a começar nos 84.210 euros na única versão em catálogo, a ST-Line.

Aquele que é o PHEV mais potente da Ford combina um motor a gasolina V6 3.0 a gasolina Ecoboost, acoplado a uma caixa automática de 10 velocidades, com um motor elétrico, que por sua vez é alimentado por uma bateria de iões de lítio com 13,6 kWh de capacidade. O sistema tem um débito total de 457 cv e 825 Nm de binário. Anuncia uma autonomia em modo elétrico até 42 km, consumos médios de 3,1 l/100 km e emissões de CO2 de 71 g/km (valores WLTP). A bateria pode ser recarregada numa tomada de 230 V em 5h50 e em menos de 4h20 numa Wallbox opcional. Em termos de prestações anuncia 0-100 km/h em 6 segundos e uma velocidade máxima de 230 km/h.

Com 5,05 metros de comprimento, o Explorer é descrito como um SUV “midsize” pelos padrões norte-americanos, o que o coloca em termos de dimensões 13 cm acima do Mercedes-Benz GLE, por exemplo. Aquele que passa a ser o SUV de referência da Ford na Europa (ocupando o lugar do não muito bem-sucedido e mais pequeno Edge) surge equipado de série com um sistema de tração integral inteligente, o sistema de gestão de tração e sete modos de condução. No interior, destaque para o sistema de infotainment Sync 3 com ecrã tátil de 10,1 polegadas, igualmente de fábrica, painel de instrumentos com 12,3 polegadas, ar condicionado de três zonas, o modem Ford Pass Connect e o sistema de som B&O com 14 altifalantes. Este Explorer anuncia capacidade para rebocar até 2500 kg. Entre os sistemas de assistência à condução, realce para o cruise control adaptativo com função stop & go, sistema de reconhecimento de sinais de trânsito e para centrar o carro na faixa, sistema de travagem de emergência em marcha-atrás, assistente ao estacionamento, aviso de ângulo morto com alerta de trânsito cruzado, assistente pré-colisão com travagem ativa e câmara 360 graus.

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