Este é o único Skoda que correu em Le Mans

Skoda Sport

Intitulado Skoda Sport, o modelo foi desenvolvido utilizando como base o 1101/1102 “Tudor”.

A vitória nas 24 Horas de Le Mans é um objetivo ambicionado por qualquer construtor de automóveis, incluindo a Skoda. Apesar de ser um facto um tanto desconhecido, a verdade é que a marca checa também já tentou a sua sorte na mítica prova de resistência com o veículo que pode observar nas imagens, o Skoda Sport. Ainda assim, a iniciativa perpetuada em 1950 pela empresa com sede em Mladá Boleslav acabou por não obter sucesso.

O modelo foi desenvolvido utilizando como base o Skoda 1101/1102 “Tudor”, mas possuía uma distância entre eixos maior e mais entradas de ar. Para além disso, pesava apenas 600 kg e utilizava um motor com 1.1 litros de cilindrada que produzia 50 cv de potência, valores impressionantes tendo em conta a época. A sua estreia terminou ao fim das 13 horas de corrida, devido a um pequeno defeito que impediu o regresso à pista.

Desde aí, sofreu um restauro completo e tem sido preservado numa coleção privada. A Skoda ainda tentou voltar a competir nas 24 Horas de Le Mans por diversas vezes, mas a difícil situação política na antiga Checoslováquia não ajudou. Este ano, a marca checa planeava fazer um retorno com o veículo original na categoria “Legends” como forma de celebrar o 70.º aniversário da participação, mas a atual situação pandémica impediu a realização da prova.

Deixe um comentário

*