SUV elétrico Nissan Ariya já tem data de estreia

Nissan Ariya

Modelo global com cerca de 300 cv estreando a nova plataforma CMF-EV da aliança Renault-Nissan.

A Nissan confirmou a estreia da versão de produção do SUV Ariya (pronuncia-se “ária”) para 15 de julho. Trata-se de um SUV elétrico global que começará por ser aposta no Japão e que em 2021 será lançado globalmente, focando-se em mercados como a Europa, EUA e China. Este que será o segundo elétrico da marca nipónica (depois do Leaf), que será produzido em Tochigi (Japão), deverá evoluir do concept apresentado no Salão de Tóquio de 2019. Espera-se que o novo Ariya prossiga com vários elementos que caraterizaram o protótipo, a começar pelo formato coupé da carroçaria, mas também a configuração de tração integral (através da estreia do sistema e-4ORCE) com dois motores (um por cada eixo), para um total de 300 cv. Aliás, para conseguir tal configuração o Ariya estreará a plataforma modular específica para modelos elétricos, a CMF-EV da aliança Renault-Nissan.

O SUV pretende dar início a uma nova era para a Nissan, como tal estreará um novo logótipo na grelha, de design minimalista, onde surge o nome da marca e duas linhas em jeito de contorno superior e inferior. O primeiro teaser agora revelado mostra uma evolução da grelha V-Motion Shield, numa versão mais tridimensional, que agrega um conjunto de sensores. É já possível ver também uma nova assinatura luminosa, formada por quatro elementos com uma espécie de dentes de sabre a saírem da grelha complementados por luzes diurnas de formato angular dispostas numa forma oblíqua no para-choques. Na traseira, o logótipo da Nissan surge em letra grande na tira luminosa. Em termos de dimensões, o Ariya será um SUV compacto com cerca de 4,60 metros de comprimento que posicionar-se-á abaixo do X-Trail, sendo mais curto e mais baixo face ao modelo de sete lugares. O exterior do Ariya contará com uma pintura em dois tons, com detalhes acobreados a dividirem o tejadilho e o resto da carroçaria, num “look” que será complementado por jantes até 21 polegadas.

O caraterizar-se-á por linhas “clean” e pela digitalização, com as principais funções a surgiram projetadas num ecrã tátil de 12,3 polegadas e com o contributo de um novo Virtual Personal Assistant – que reconhece o condutor e ajusta as funções de conforto e de entretenimento de acordo com as suas preferências. O Ariya contará ainda com a tecnologia Propilot 2.0, que permite a mais evolução do sistema de condução autónoma, de nível 2.

Deixe um comentário

*