Novo Mercedes Classe S terá cinco ecrãs

MBUX 2 vai estrear no Classe S View Gallery 20 photos

Próxima geração da berlina de topo contará com a nova geração do infotainment MBUX, instrumentação 3D e head-up display com realidade aumentada.

O próximo Mercedes-Benz Classe S será o mais “inteligente” de sempre. A “culpa” é da nova geração do sistema de infotainment MBUX que já pode ser visto no interior da berlina, que fará a sua estreia oficial nos próximos meses. A versão mais recente deste sistema de interação homem-máquina é a peça central do novo Classe S W223, que se assume como completamente digital – com cinco ecrãs à disposição. O condutor tem acesso ao tradicional painel de instrumentos e ao ecrã central tátil em OLED alinhado com o campo visual de quem segue ao volante, ambos com 12,8 polegadas (existe uma versão base com 11,9”) – que lhe permite prescindir de todos os botões físicos (27 ao todo, face ao modelo anterior). O acesso aos comandos da climatização é feito através de um painel digital. O painel de instrumentos pode ser configurado com os seguintes temas: Discreet, Sporty, Exclusive e Classic. A marca de Estugarda apresenta um sistema dotado de uma estrutura de pixéis especial de efeito 3D. Em opção, nos lugares posteriores pode haver mais três ecrãs, cada um deles com o seu próprio sistema MBUX. Dois deles surgem encaixados nas costas dos bancos da frente e o terceiro está acoplado ao apoio de braços central. Todos os ocupantes podem assim partilhar informação com o condutor ou os outros ocupantes do carro, nomeadamente uma “playlist” ou uma apreciação a um restaurante.

O MBUX surge integrado com a aplicação para smartphone Mercedes Me, bastando “scanar” um QR code para ajustar todas as configurações de acordo com as preferências do condutor. A Mercedes-Benz diz que melhorou a tecnologia de reconhecimento facial: através da utilização de câmaras no topo do painel de controlo, o sistema apercebe-se se o condutor pretende sair do carro, avisando-o com uma luz vermelha de aviso da possibilidade de outro carro ou ciclista se apresentar perto da porta. Outra estreia é o sistema de head-up display com realidade aumentada projetado no para-brisas. O MBUX versão 2.0 promete melhorias no sistema de reconhecimento por voz, que agora é capaz de reconhecer 27 idiomas e aprender novo vocabulário com o condutor. Pelo meio há ainda novos comandos por gestos e reconhecimento do olhar. O sistema MBUX já não necessita que nos dirijamos a ele com a expressão “Olá Mercedes”, podendo “responder” a novos comandos. Existe ainda uma função de Chit-Chat que, segundo a marca, responde de forma assertiva a várias questões – incluindo questões de cultura geral ou sobre ruídos emitidos por animais…

O MBUX permite atualizações “over the air”, sendo que o cliente pode efetuar compras a bordo.

Deixe um comentário

*