Jaguar Land Rover perde batalha judicial com a Ineos

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Tribunal autorizou a produção do Grenadier, que é inspirado no Defender original.

Através de uma ação em tribunal, a Jaguar Land Rover (JLR) tentou travar o avanço da produção do Ineos Grenadier, alegando que este tem um desenho muito parecido com o do Defender 110 original, que foi descontinuado há quatro anos. Contudo, na leitura da justiça britânica o novo 4×4 pode mesmo avançar, apesar de a própria Ineos Automotive reconhecer que o Grenadier é muito inspirado no histórico jipe da Land Rover. O juiz do tribunal supremo de Londres seguiu as indicações dadas pelo escritório responsável pelo registo de patentes do Reino Unido e considerou que o silhueta da releitura moderna do Defender é suficientemente distinto e que não viola as leis.

A JLR diz que o seu objetivo com esta ação judicial era evitar a produção de cópias do Defender em território britânico. Contudo, perante esta decisão, a Land Rover já manifestou o seu desapontamento, dizendo ainda que tem registado o desenho da patente do Defender em vários países.

Recorde-se que o Ineos, gerida pelo multimilionário Jim Ratcliff, chegou a confirmar a instalação de uma fábrica em Estarreja para a produção do chassis (projetado pela Magna Steyr) e de outros componentes do Grenadier, contudo, recuou na sua decisão, devido ao atual estado de crise do setor automóvel, agravado pela pandemia do Covid-19. O Grenadier deverá ser produzido em França, em Hambach, na antiga fábrica da Smart, a partir de 2021 – e não no País de Gales, como estava inicialmente previsto. O jipe revivalista contará com um chassis de travessas e longarinas, tração integral permanente, motores de seis cilindros de origem BMW e caixa de oito velocidades da ZF. Além da versão fechada, o Grenadier deverá ganhar em breve uma variante pick-up.

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