“Pão de Forma” mais antiga do mundo comemora 70 anos

VW Pão de Forma "Sofie" View Gallery 7 photos

Depois de vários anos de aventuras, “Sofie”, como é carinhosamente tratada, pertence agora à coleção da VW.

Este emblemático modelo da Volkswagen é conhecido por muito nomes: Kombi, Bus, Type 2, Transporter, Microbus ou Pão de Forma, entre outros. Este exemplar em concreto chama-se Sofie e julga-se ser a “Pão de Forma” com o registo mais antigo do mundo. Curiosamente, esta unidade muito especial do comercial ligeiro foi registada fez ontem, 5 de agosto, precisamente 70 anos. Com um exterior pintado em Dove Blue e com um número de chassis 20-1880, a Sofie começou por ser vendida originalmente em Hildesheim, uma cidade no norte da Alemanha, não muito distante da sede da marca em Wolfsburg. Passou 23 anos a fazer o que sabe fazer melhor, o transporte de mercadorias, nessa mesma região, até ter mudado de mãos por várias vezes entre 1973 e 1992.

Perto do final do século passado, as “Pão de Forma” começaram a chamar a atenção de muitos colecionadores. E apesar de se ter mantido em solo germânico, a Sofie foi comprada por um colecionador dinamarquês que a recuperou em 2000 e andou regularmente ao longo de 19 anos com ela, incluindo deslocando-se a encontros de entusiastas do pitoresco modelo por essa Europa fora – tendo, inclusivamente, ganho vários prémios durante essas viagens. Com o passar dos anos e o desgaste natural que sofreu, e com pena de ter de a deixar parada regularmente na garagem, o último dono de Sofie acabou por vende-la à VW em 2014, que a tem em exposição em Wolfsburg.

Sofie foi restaurada, incluindo o motor 1.2 de quatro cilindros com 25 cv às 3300 rpm, arrefecido a ar e acoplado a uma caixa manual de seis velocidades. Esta “Pão de Forma” consegue deslocar-se a uma velocidade máxima de 97 km/h.

Deixe um comentário

*