Vanwall está de regresso com recriação do F1 de 1958

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Serão construídos seis exemplares do modelo que venceu o G.P. de Portugal desse ano conduzido por Stirling Moss.

A Vanwall foi a primeira equipa local a vencer o Grande Prémio da Grã-Bretanha e o mundial de construtores. Ativa durante a década de 1950, a formação londrina teve no ano de 1958 o seu pináculo competitivo. Talvez por isso, agora que está de regresso à atividade – pela mão do empresário, antigo campeão do mundo de powerboat offshore e responsável pelo supercarro elétrico Lightning GT de 2008, Iain Sanderson -, a Vanwall Group tenha optado precisamente por fazer uma réplica do modelo de corridas de mais sucesso, o VW5. Aliás, o objetivo é fazer seis unidades do modelo campeão – que há 62 anos venceu seis das 11 provas do mundial, incluindo o G.P. de Portugal disputado no circuito da Boavista, pela mão de Sir Stirling Moss. Cinco dessas unidades (duas delas já com dono) estarão disponíveis para clientes privados e a sexta ficará na posse da própria empresa que pretende utilizá-lo na sua Vanwall Historic Racing Team para corridas de históricos.

Recorde-se que os Vanwall originais tinham um chassis desenvolvido pelo fundador da Lotus, Colin Chapman, e o contributo do pioneiro especialista em aerodinâmica Frank Costin.

O processo de engenharia e construção dos carros está prestes a arrancar, sendo que estes “continuation” vão produzidos em Lincolnshire pela mão dos especialistas em engenharia da Hall & Hall, num processo artesanal que, segundo o comunicado, demorará milhares horas a concluir. As primeiras entregas estão previstas para daqui a um ano e meio.

Os seis novos Vanwall seguirão escrupulosamente as especificações dos modelos originais – incluindo o motor 2.5 de quatro cilindros turbo com 270 cv -, sendo exclusivamente aptos para rodar em circuito. O preço começa nos 1,82 milhões de euros, antes de impostos.

Depois destes modelos de corridas, a Vanwall promete apostar num modelo de estrada.

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