Jaguar traz a jogo E-Pace híbrido de três cilindros

Jaguar E-Pace View Gallery 33 photos

Facelift do SUV britânico inclui ainda uma versão de inspiração desportiva com 300 cv e opções Diesel.

A Jaguar revelou o facelift do E-Pace, que pela primeira vez na história da marca de Coventry inclui um modelo com motor de três cilindros. Isso foi possível graças à atualização da plataforma, chamada PTA, a mesma do Range Rover Evoque, que possibilitou a inclusão de um novo sistema de infotainment e novos motores “eletrificados”. Em causa está um motor 1.5 a gasolina com 160 cv e 380 Nm que surge integrado num sistema “mild hybrid” de 48V com tração dianteira ou numa versão híbrida plug-in a funcionar em conjunto com um motor elétrico de 80 kW no eixo posterior para um total de 309 cv e 540 Nm. Nesta versão PHEV de tração integral, chamada P300e, é possível viajar até 65 km em modo elétrico (WLTP), graças à energia fornecida pela bateria de 15 kWh de capacidade. Anuncia uma média de consumos de 2 l/100 km e emissões de CO2 de 45 g/km (NEDC), além de 0-100 km/h em 6,5 segundos. O único modelo da nova gama E-Pace sem recurso a qualquer tipo eletrificação é o D165, um Diesel de tração dianteira e caixa manual de seis velocidades. A versão mais desportiva é o P300 Sport com um motor 2.0 de quatro cilindros biturbo a chegar aos 300 cv e 400 Nm. Pelo meio existe a opção do mesmo motor apenas com um turbo com 249 cv e 200 cv. O Diesel mais potente é o D200, um 2.0 de quatro cilindros com 204 cv. Com exceção do três cilindros que tem uma caixa de oito velocidades, todos os outros têm caixa automática da ZF de nove relações. Além disso, com exceção dos modelos de acesso, todos os outros têm tração integral com distribuição de binário entre eixos. Apenas o P300 Sport oferece tração às quatro rodas permanente.

A Jaguar operou alterações ao nível do chassis com vista a melhorar o conforto do E-Pace. Destaque para os novos apoios da suspensão dianteira e apoios do motor. O pack opcional Dynamic Handling (de série no 300 Sport) têm amortecimento adaptativo com base em “inputs” na aceleração, direção e travagem.

Esteticamente, o SUV de acesso à gama da Jaguar beneficia de alguns retoques, destacando-se a entrada de ar inferior modificada, uma nova malha na grelha e faróis redesenhados Double J. Atrás, os para-choques foram reconfigurados e há farolins com assinatura inspirada no I-Pace. As versões equipadas com motores a gasolina de quatro cilindros ganham duas ponteiras de escape cromadas, sendo que o Diesel e o híbtiro plug-in têm ponteiras quadradas.

No interior, o maior destaque vai para inclusão do sistema de infotainment Pivi Pro, agora com um ecrã de 11,4 polegadas (48% maior, três vezes mais resolução face ao anterior e funcionamento simplificado, além de possibilitar atualizações “over the air”). Do nível de equipamento SE para cima é possível beneficiar do painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas totalmente configurável. Realce também para o sistema de ionização do ar, espelho retrovisor interior que projeta em alta definição uma imagem do exterior (por via de uma câmara colocada no tejadilho), visão 360 graus, cruise control adaptativo, HUD a cores e novo punho da caixa. A consola central foi redesenhada de modo a que o condutor beneficie de mais espaço para o joelho e há revestimentos mais suaves ao toque no tablier. A versão R-Design inclui bancos desportivos, forro do tejadilho em Alcantara e volante desportivo. Já o Sport contempla jantes de 20 polegadas, amortecedores adaptativos ativos, mala com abertura elétrica e pack estético em preto para o exterior.

O E-Pace já está disponível para encomenda (nos níveis Standard, S, SE, R-Dynamic Base, R-Dynamic S, R-Dynamic SE), estando previstas as primeiras entregas para a primavera de 2021.

Preços:

Diesel

2.0D I4 163 cv FWD manual Standard 50.408 euros

2.0D I4 163 cv AWD Auto Standard 54.06 euros

2.0D I4 204 cv AWD Auto Standard 57.994 euros

 

Gasolina

1.5 I3 160 cv FWD Auto Standard 42.510 euros

2.0 I4 200 cv AWD Auto Standard 51.382 euros

2.0 I4 249 cv AWD Auto Standard 56.189 euros

2.0 I4 300 cv AWD Auto 300 Sport 74.134 euros

1.5 I3 PHEV 309 cv AWD Auto R-Dynamic S 59.451 euros

Deixe uma resposta

*