Designer apresenta reinterpretação moderna do Renault 5

Renault Le 5 Concept View Gallery 6 photos

Este modelo virtual combina vários aspetos do original com pormenores de protótipos recentes.

O Renault 5 é, sem dúvida, um dos utilitários mais acarinhados na Europa graças ao sucesso comercial que alcançou e a uma boa quantidade de êxitos na competição. Dessa forma, num período em que é cada vez mais habitual os construtores apostarem em modelos “retro”, um designer italiano chamado Marco Maltese decidiu produzir uma reinterpretação moderna do pequeno francês, o “Le 5 Concept”.

Utilizando como inspiração as linhas retas do modelo original e alguns pormenores oriundos dos protótipos mais recentes da marca com sede em Boulogne-Billancourt (como é o caso do Mégane eVision Concept), o designer conseguiu criar um desenho futurista e familiar ao mesmo tempo. A zona frontal é dominada por umas óticas em LED que percorrem toda a largura do capot e terminam numas entradas de ar inferiores direcionadas para as rodas. Quanto à secção traseira, é composta por uns farolins verticais incorporados numa moldura negra ininterrupta que desce do tejadilho até ao para-choques. Visto de perfil, é inegável que está imbuído da mesma filosofia de design do Renault 5 original.

Tendo em conta vários detalhes, é possível depreender que seria um veículo completamente elétrico. Contudo, dada a aposta no Twingo ZE, no bem-sucedido Zoe e no recém-apresentado Clio E-Tech, é pouco provável que a Renault equacione a sua produção. Ainda assim, se quiser saciar a nostalgia, poderá conhecer em pormenor o Renault 5 GT Turbo de Edgar Fortes, que foi campeão nacional de velocidade de grupo N, nesta edição #37 da autoDRIVE.

Deixe um comentário

*