Novo Maserati GranTurismo “apanhado” antes da estreia

Maserati Granturismo View Gallery 7 photos

Grand tourer contará com uma inédita variante elétrica Folgore.

A Maserati está neste momento a realizar os últimos testes de estrada da próxima geração do GranTurismo, cuja estreia deverá acontecer ainda este ano sendo que só está previsto o arranque da comercialização para 2022. O protótipo agora fotografado utiliza a carroçaria de um Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio (modelo com o qual partilhará a plataforma Giorgio), embora seja percetível a maior distância entre eixos, arcos da rodas mais pronunciados e entradas de ar dianteiras adicionais na secção dianteira. O capot é bastante alongado e posição do habitáculo é recuada, algo típico de modelos de tração traseira e com motor grande. Esteticamente, espera-se que o novo GranTurismo siga alguns elementos do seu antecessor (que foi descontinuado em 2019), embora combinados com linhas mais limpas do supercarro MC20 e do protótipo Alfieri.

No lançamento, o GranTurismo estará disponível com um motor a combustão (a gasolina, tal como as iniciais BZ de “benzina” presentes num autocolante deixam antever), provavelmente integrado num sistema “mild hybrid”. Em causa poderá estar opções de quatro cilindros e uma versão modificada novo motor V6 3.0 biturbo Nettuno com mais de 600 cv. Nas contas da marca italiana poderá estar ainda um motor V8 4.0. Contudo, pouco tempo depois será aposta uma variante 100% elétrica – a primeira vez que isso sucede na marca do tridente – designada Folgore. Daqui para a frente, todos os modelos da Maserati serão “eletrificados”. O GranTurismo Folgore contará com uma configuração de três motores (um posicionado à frente e dois no eixo posterior, permitindo assim a vectorização de binário ativa). Para atenuar o peso adicional dos componentes elétricos deverá ser utilizada uma secção central do chassis em fibra de carbono. A foto espia do interior mostra para já tudo igual ao Giulia, algo que não deverá acontecer na versão final do GranTurismo.

Para 2023 (um ano depois do grand turismo), está previsto o lançamento do GranCabrio – que também terá uma variante 100% elétrica. Quer o GranTurismo quer o GranCabrio serão produzidos em Turim (Itália). Ainda antes do novo GranTurismo, a Maserati vai apostar no SUV Grecale feito com base na mesma plataforma do Alfa Romeo Stelvio. Até ao final de 2023 serão ainda lançados os renovados Quattroporte e Levante.

Deixe um comentário

*