A480 correrá na recém-criada categoria de hipercarros do WEC, medindo forças com a Toyota e a Scuderia Cameron Glickenhaus.
A Alpine revelou o novo protótipo de Le Mans chamado A480 com o qual disputará este ano a categoria principal do Campeonato do Mundo de Resistência (WEC). A equipa francesa integrará com o seu protótipo já este ano a nova classe de topo LMH da competição de endurance na qual correrão também hipercarros como o Toyota GR010 Hybrid e o Scuderia Cameron Glickenhaus 007.
O A480 é efetivamente uma réplica do Rebellion R13 que foi desenvolvido para a temporada de 2018/19 e que venceu três corridas e marcou presença no pódio por 13 ocasiões na categoria LMP1 até 2020. Debaixo do capot deste protótipo com cerca de 900 kg está um motor V8 4.5 naturalmente aspirado fornecido pela Gibson Technology, capaz de debitar cerca de 625 cv no eixo posterior, a operar em conjunto com uma caixa sequencial de seis velocidades da Xtrac. Já o chassis foi desenvolvido pelos franceses da Oreca. Os regulamentos do WEC obrigam a que todos os participantes nesta categoria da competição utilizem pneus da Michelin. Atrás do volante do novo Alpine estarão Nicolas Lapierre (que por três ocasiões já venceu em Le Mans com a Alpine na sua classe), Matthieu Vaxivière e o brasileiro André Negrão. O trio de experientes pilotos já se familiarizou com o carro no circuito Motorland em Aragón (Espanha), sendo que o primeiro ensaio oficial será realizado no final de abril em Spa. O diretor da equipa é Philippe Sinault, que ocupa o cargo desde 2014 (desde os tempos dos LMP2).
Recorde-se que o calendário do WEC já foi sujeito a mudanças importantes devido à pandemia da Covid-19. Assim sendo, a jornada de abertura serão as 6 Horas de Spa-Francorchamps (na Bélgica) que se disputarão a 1 de maio. O mundial de resistência passará por Portugal a 12 e 13 de junho com as 8 Horas de Portimão e as 24 Horas de Le Mans foram, entretanto, adiadas para 21 e 22 de agosto. Desde 2009 que a vitória na categoria principal de Le Mans foge às equipas francesas.