Supercarro americano Vector M-12 vai a leilão

Vector M-12 View Gallery 9 photos

Este é um raro exemplar de uma série de 14 unidades do modelo equipado com o mesmo motor V12 do Lamborghini Diablo.

Começa hoje a ser leiloado um raro exemplar do Vector M-12. Este supercarro foi produzido em 1999 pela pequena marca Vector pouco antes de esta desaparecer. A Vector era um sonho do já falecido inventor Jerry Wiegert que ambicionava construir um supercarro norte-americano. A grande aposta de Wiegert foi o Vector W8, no qual esteve empenhado no processo de desenvolvimento e de produção durante duas décadas. Depois de ter concluído a produção do W8 em 1992, Wiegert perdeu o controlo da Vector para os indonésios da MegaTech que também tinha comprado a Lamborghini.

Foi nesse contexto que surge o Vector M-12, do qual foram produzidas apenas 14 unidades, que vinha equipado com o conhecido motor V12 5.7 naturalmente aspirado de origem Lamborghini (conhecido do Diablo) a debitar 492 cv às 5200 rpm e 576 Nm às 4900 rpm, acoplado a uma caixa manual de cinco velocidades. Anunciava 0-100 km/h em 4,5 segundos. Este foi o 12.º exemplar do M-12 a ser construído e foi encomendado pelo Sultão do Brunei, que o configurou com um exterior em preto metalizado, jantes prateadas de três raios e um interior com revestimentos em couro Lipstick Red e decorações em preto piano – não sendo evidente se tenha alguma vez chegado a conduzir o carro.

O carro foi sujeito a uma revisão profunda em novembro de 2019, tendo uma embraiagem reconstruída com um novo volante-motor em cerâmica e um interior modificado de modo a poder acomodar passageiros mais altos. O odómetro marca apenas 3476 km. Este M-12 vai ser leiloado “online” entre 20 e 27 de março pela Barrett-Jackson, nos EUA.

Deixe um comentário

*