Porsche confirma sucessor do 718

Porsche Le Mans Living Legend

Em cima da mesa está a possibilidade de tornar o desportivo num modelo 100% elétrico.

O CEO da Porsche confirmou que vem aí uma nova geração da família 718. Em entrevista à Top Gear, Oliver Blume ressalvou, no entanto, que ainda faltam pelo menos três anos até que um sucessor chegue aos concessionários. Uma das dúvidas que só serão esclarecidas no próximo verão pelos responsáveis da marca de Zuffenhausen é se irão manter a dupla Boxster/Cayman com um motor térmico e se esta será a oportunidade para apostar num modelo totalmente elétrico. Sobre esse tema, Blume diz que a decisão dependerá da tecnologia das baterias: “elétrico ou a combustão, depende se a bateria será boa o suficiente para fazer um carro desportivo adequado”. Mas, no entender do “senhor Porsche”, “um 718 elétrico deve ser conduzido como um 911”. A provar que está empenhada na evolução das baterias, a Porsche anunciou esta semana que introduzirá baterias de maior densidade em modelos de competição, recorrendo a elétrodos de silicone – uma solução mais cara que deverá ser posta em prática no modelo de Le Mans de 2023.

Caso se confirme o rumo da eletrificação total, o mais certo é que o próximo 718 (na imagem o protótipo Le Mans Living Legend de 2016) não venha a ser feito com base na plataforma MMB (Modular Mid-Engined, que possibilita “apenas” modelos híbridos) utilizada no 911 992, ao contrário do que se previa inicialmente, e que seja sujeito a grandes mudanças do ponto de vista técnico – o que obrigará a um investimento avultado por parte da Porsche. Recorde-se que o 718 (que já vai entrar no nono ano de mercado na geração atual) é o desportivo mais barato que 911.

Seja como for, a “eletrificação” é inevitável, no entender do responsável máximo da Porsche, que adianta há “várias opções para versões híbridas do 911, por isso há futuro à vista para os motores a combustão. Mas os condutores que já conduziram um elétrico já ficaram convencidos. Temos muitas ideias para próximos modelos 100% elétricos”, assegura Blume.

Blume aproveitou ainda para entrevista para confirmar que está também a ser preparado o caminho para o 918 Spyder. Contudo, este novo hipercarro “eletrificado” deverá ser lançado apenas em meados desta década.

Deixe um comentário

*