VW “Carocha” serve de inspiração a novo carro elétrico

Ora "Carocha" View Gallery 3 photos

A chinesa Ora, submarca da Great Wall, vai apresentar o protótipo de quatro portas no Salão de Xangai.

Ciente da importância dos carros elétricos no seu mercado chinês e do crescimento da procura que esta tipologia de viaturas regista um pouco por todo o mundo, a Great Wall criou a Ora, uma submarca dedicada apenas aos modelos “zero emissões”. Em setembro a marca deu-se a conhecer com o compacto Good Cat. Agora é a vez de um protótipo elétrico retro de quatro portas feito com base no Volkswagen “Carocha” clássico que será apresentado no próximo dia 19 de abril no Salão de Xangai (na China). Mais concretamente, o novo concept remete para o Käfer Taxi de 1952, o único VW T1 de fábrica totalmente elétrico.

Tal como as imagens teaser indicam, o modelo chinês não terá portas traseira de abertura “suicida”. Mas, de resto, há vários elementos que ligam o concept ao “Carocha” original, nomeadamente o formato dos faróis – embora com iluminação totalmente em LED de formato ovalizado – e inúmeros apontamentos cromados (seja nos para-choques “laminados”, nos para-lamas vincados, frisos das janelas ou nos frisos cromados do tejadilho que descem até à traseira como se fossem uns suspensórios. Já o para-brisas a direito e o teto de formado ovalizado do Ora são claramente inspirados na silhueta que fez do “Carocha” um dos carros mais emblemáticos de sempre.

O interior do Ora é retro-chique, com a predominância de detalhes cromados, com um painel de instrumentos circular, um volante com aro em forma de meia-lua, saídas de ventilação tipo turbina e um ecrã central de grandes dimensões.

Deixe um comentário

*