Novo “hot hatch” de tração dianteira estreará em 2022.
Durante uma apresentação da 11ª geração do Honda Civic sedan nos EUA, o responsável de comunicação da marca japonesa confirmou que o novo Type R (na imagem o FK8 atual) vai mesmo ser aposta. Além disso, Carl Pulley revelou que a versão mais “picante”, disponível apenas para o hatchback de cinco portas (que estreará ainda este ano), contará em exclusivo com uma caixa manual de seis velocidades. O compacto desportivo receberá um novo kit aerodinâmico e manterá os préstimos do motor 2.0 de quatro cilindros turbo (que na geração atual debita 320 cv), embora com algumas evoluções e sujeito a um incremento de potência.
Recentemente “apanhado” ainda camuflado o novo Civic Type R será maior face ao modelo atual, sobretudo no que diz respeito à distância entre eixos e vão dianteiro. Esteticamente, espera-se, tal como sucede com a restante nova geração do pequeno familiar nipónico, um modelo com linhas menos angulosas. Contudo, a versão desportiva deverá continuar com uma asa traseira sobredimensionada e com um lábio dianteiro mais pronunciado. Uma novidade deverá ser o regresso da tripla ponteira de escape central. Por dentro, haverá bacquets, pedais em alumínio, um novo volante e um punho da caixa em alumínio.
A estreia do novo Civic Type R deverá acontecer apenas perto do final de 2022. A produção passará a ser no Japão.