Novo Lexus NX traz versão híbrida plug-in com 306 cv

Lexus NX 450h+ AWD

SUV nipónico mantem versão “full-hybrid”, que cresceu para os 242 cv.

A Lexus estreou a segunda geração do NX, que estará disponível a partir do outono. O SUV japonês traz 95% de componentes novos, sendo 2 cm mais comprido, 2 cm mais largo e 0,5 cm mais alto. Além disso, tem vias mais largas, melhor distribuição de peso, centro de gravidade 20 mm mais baixo e uma distância entre eixos 3 cm superior, beneficiando o espaço interior – sobretudo para as pernas nos lugares posteriores.

A principal novidade reside, no entanto, nos motores, com a introdução da versão 350h em substituição do 300h AWD. A nova versão “full hybrid”, 22% mais potente, 15% mais rápida e com menos 10% de emissões de CO2, conjuga um motor 2.5 de quatro cilindros naturalmente aspirado a gasolina a funcionar em conjunto com uma caixa CVT, podendo ser associado a um motor elétrico dianteiro (na versão 4×2) ou com um segundo motor traseiro (na versão 4×4). Ambas as versões têm 242 cv. Anuncia 0-100 km/h em 7,7 segundos e uma velocidade máxima de 200 km/h. Contudo, a maior novidade deste NX é a estreia de uma versão híbrida plug-in 450h+, que une o motor 2.5 de 185 cv e 250 Nm, a um motor elétrico dianteiro de 182 cv e um motor traseiro de 54 cv. Este sistema replica o que é utilizado no RAV4 Plug-in Hybrid e no Suzuki Across, com um total de 306 cv e uma bateria maior de 18,1 kWh de capacidade a garantir até 63 km de autonomia em modo elétrico (sendo capaz de uma velocidade máxima de 135 km/h em modo “zero emissões”). Anuncia 0-100 km/h em 6 segundos, consumos inferiores a 3 l/100 km e emissões de CO2 abaixo dos 40 g/km. Nesta versão de topo, as baterias carregam em sensivelmente 2h30 com um carregador opcional de 6,6 kW. O NX 450h+ mantem a capacidade da bagageira do modelo “full hybrid”, uma vez que as baterias estão posicionadas debaixo do piso do compartimento do passageiro.

Esta segunda geração do NX é feita com base na plataforma GA-K, a mesma do Toyota RAV4. Contudo, o SUV da Lexus promete um caráter diferente, novo design interior com melhores acabamentos, desenho mais elegante e mais tecnologia: incluindo um head-up display de 10 polegadas (opcional), um novo volante, um painel de instrumentos digital de 7 polegadas e um novo sistema de infotainment com ecrã de 14 polegadas opcional (de 9,8” de série) mais rápido de operar, com sistema de comandos por voz e novos serviços (incluindo trânsito em tempo real). Os bancos dianteiros aquecidos passam a ser de série e os posteriores aquecidos são opcionais. O tejadilho panorâmico tem abertura para a frente e para trás. O novo NX incorpora de série a terceira geração do Lexus Safety System+, que inclui o sistema pré-colisão, reconhecimento de peões e assistente de permanência na faixa. Há também um novo sistema elétrico de controlo das portas Safe Exit Assist que opera juntamente com o aviso de saída de faixa – emitindo um som e mantendo a porta fechada se detetar que vem uma viatura do lado do condutor quando este quer abrir a porta.

Visualmente, o NX traz uma grelha redesenhada, faróis diurnos em forma de seta (com três projetores em LED em opção), lettering Lexus na tampa da mala e farolins traseiros a toda a largura. Existe um pack F Sport, inclui suspensão adaptativa, jantes pretas de 20 polegadas, para-choques mais agressivos, arcos das rodas na cor da carroçaria, bancos desportivos, volante diferente e decorações específicas.

Deixe um comentário

*