McLaren F1 quase novo vai a leilão

McLaren F1

Exemplar de 1995 tem apenas 390 km no odómetro.

O McLaren F1 é um dos desportivos mais exclusivos e idolatrados da era moderna, sendo considerado por muitos como o pináculo dos superdesportivos. Como tal é sempre motivo de interesse quando surge um exemplar no mercado de usados ou num leilão – como é o caso desta unidade em particular, virtualmente nova, com apenas 390 km percorridos desde que saiu de fábrica (seguramente o exemplar com menos rodagem a ser proposto a leilão).

Este F1, o 25º de 107 exemplares a ser construído, foi comprado novo por um cliente japonês, que o manteve até hoje na sua coleção particular. Como é fácil perceber pelos números de quilómetros percorridos, este exemplar raramente foi visto em público. Atualmente, o carro encontra-se na posse de um cliente norte-americano que também o tem mantido praticamente em segredo, até agora. Este F1 com o número de chassis 29 tem a particularidade de vir pintado numa cor exclusiva Creighton Brown metalizada. Por dentro, o modelo de três lugares (com posição de condução central) vem revestido em dois tons de couro castanho. Além de estar em “mint condition”, este F1 de motor V12 de origem BMW, vem com pneus Goodyear Eagle F1 de origem, livro de revisões original, manual do utilizador original, caixa de ferramentas, conjunto de malas, relógio TAG Heuer e um livro oficial “Driving Ambition”.

A leiloeira Gooding & Co. estima que esta unidade produzida em 1995 possa ser arrematada por 12,3 milhões de euros. O leilão está agendado para Pebble Beach (nos EUA) entre 13 e 14 de agosto. Recorde-se que em 2017 a Bonham’s leiloou um F1 de 1995 por 12,9 milhões de euros e que em 2019 a RM Sotheby’s leiloou um F1 LM por 16,3 milhões de euros – tendo sido o carro britânico mais caro de sempre a ser arrematado em leilão, tornando-se simultaneamente o supercarro britânico mais valioso da era moderna.

Deixe um comentário

*