Novo Honda Civic é híbrido

Honda Civic Hatchback

Modelo de cinco portas, agora produzido nos EUA, estará à venda em 2022.

A Honda revelou o novo Civic hatchback, que estará disponível na Europa a partir do outono de 2022. Tal como sucedeu com o Jazz, HR-V e CR-V, o novo Civic passa a ser totalmente híbrido, recorrendo ao mesmo sistema e:HEV utilizado nos seus “irmãos”. Para já, ainda não está confirmada qual a especificação deste sistema “full hybrid” que será utilizada no pequeno familiar – se será o que utiliza um motor 1.5 (como o Jazz e o HR-V) ou um 2.0 (do CR-V) a gasolina de ciclo Atkinson a operar em conjunto com uma dupla de motores elétricos. Em modo híbrido, o motor a gasolina é utilizado para gerar energia para o motor elétrico, fazendo a ligação com as rodas motrizes através de uma caixa com única velocidade em situações de maior carga no acelerador. Garantida está também a continuidade de opções com caixa manual de seis velocidades. Nos EUA, o Civic (que é produzido em Greensburg) possui um motor 2.0 VTEC de quatro cilindros naturalmente aspirado com 160 cv e um 1.5 turbo com 182 cv.

O Civic hatch tem 4,55 metros de comprimento (mais 3 cm do que antes), 1,41 m de altura e 2,74 m de distância entre eixos (o mesmo que o Sedan, que não virá para a Europa, e mais 4 cm face ao modelo antigo). De acordo com o fabricante, o novo Civic tem mais 19% de rigidez torsional e promete melhor insonorização comparativamente com o antecessor. A Honda promete ainda uma suspensão recalibrada e uma direção mais comunicativa.

Visualmente, o modelo de cinco portas tem linhas menos angulares, aproximando-se com o Accord sobretudo no aspeto da secção dianteira. Destaque para a silhueta de estilo “fastback” e para os farolins em LED unidos por uma tira em LED, que possuem um grafismo simplificado.

Por dentro, o modelo nipónico surge com um aspeto mais minimalista, na linha do HR-V e do Jazz. Para o mercado norte-americano está confirmado um sistema de infotainment com ecrã tátil de 7 polegadas (havendo opção de 9”) compatível com Apple Carplay e Android Auto, que contará com um novo processador, novo software e uma câmara com maior ângulo de visão. Realce ainda para a instrumentação digital com 10,2”, sistema de som Bose, sistema de carregamento por indução do smartphone e uma grelha cromada a percorrer todo o tablier com saídas de ventilação integradas. Entre os sistemas de assistência à condução o pequeno familiar contempla o cruise control adaptativo mais evoluído e um Lane Keeping Assist de funcionamento mais natural, segundo o fabricante. Os ocupantes dos lugares posteriores beneficiarão de mais 36 mm de espaço para pernas. Os bancos traseiros rebatem na proporção 60:40.

O novo Civic Type R já está confirmado e manterá uma versão evoluída do motor 2.0 “K20C1” de quatro cilindros turbo.

Deixe uma resposta

*