Ultimae marca a despedida do Lamborghini Aventador

Lamborghini Aventador LP780-4 Ultimaea

O modelo não eletrificado mais potente de sempre da marca italiana tem 780 cv.

A Lamborghini estreou uma edição especial que marca a saída de cena da geração atual do Aventador – cujo original LP700-4, sucessor do Murciélago, foi mostrado em primeira instância no Salão de Genebra de 2011. Apropriadamente apelidado de Ultimae (“último” em latim), esta edição limitada a 600 unidades está disponível no formato coupé e roadster. A primeira aparição perante o público será no Goodwood Festival of Speed, que se realizará este fim de semana.

Aquele que é o modelo de estrada não híbrido mais potente de sempre da casa de Sant’Ágata Bolognese (e o último V12 não eletrificado) recebeu a designação LP780-4, que corresponde ao motor V12 6.5 naturalmente aspirado a debitar 780 cv e às 8500 rpm (mais 10 cv do que o Aventador SVJ) e 720 Nm de binário máximo às 6750 rpm. Com 1550 kg, este “touro” de motor central é 25 kg mais leve face ao Aventador S – embora ofereça a mesma a mesma relação peso/potência que o SVJ. Aliás, no fundo, esta edição de despedida do Aventador combina as linhas elegantes e apontamentos de luxo do S com a veia mais orientada para a performance do SVJ. O Ultimae tem tração às rodas e um sistema de quatro rodas direcionais. Na traseira, a opção recaiu por uma asa ativa mais discreta comparativamente com a do SVJ, embora esta possa assumir três posições diferentes para fins diferentes. No caso do coupé, o Ultimae é capaz de cumprir 0-100 km/h em 2,8 segundos, de chegar aos 200 km/h em 8,7 segundos e de uma velocidade máxima de 355 km/h. O roadster é ligeiramente mais lento devido ao mecanismo do tejadilho.

Existem 18 cores à disposição, a que se juntam mais de 300 opções de personalização à escolha através do programa Ad Personam – incluindo um novo cinzento com elementos contrastantes em vermelho e um painel do tejadilho em fibra de carbono exposta. O Ultimae dispõe de jantes forjadas de 20 e 21 polegadas (à frente e atrás, respetivamente) com vários tipos de acabamento, calça pneus Pirelli P Zero Corsa, tendo em complemento pinças de travão de várias cores. Por dentro, pouco muda face ao Aventador S, sendo a principal diferença a placa com referência à unidade desta edição (limitada a 350 cópias no formato coupé e 250 no roadster).

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