Carmen inspirou o Hispano Suiza mais avançado de sempre

Hispano Suiza Carmen Boulogne

Neta do fundador da marca e mãe do atual presidente da marca catalã deu nome ao hipercarro elétrico de 1019 cv.

A Hispano Suiza voltou às bocas do mundo em março de 2019 quando apresentou o Carmen no Salão de Genebra, na Suíça. Este hipercarro elétrico de 1019 cv desenvolvido e fabricado em Barcelona tornou-se ainda mais exclusivo quando 5 das 19 unidades a produzir assumiram uma configuração mais extrema com 1114 cv designada Carmen Boulogne.

O nome atribuído ao carro mais avançado alguma vez saído de Espanha é uma homenagem a Carmen Mateu, neta de Damián Mateu, o fundador da Hispano Suiza, e mãe do atual presidente. Carmen foi presidente da empresa catalã entre 1972 e 2000 e grande impulsionadora da música, cultura e espetáculo, através do Festival Castell de Peralada, que fundou juntamente com o seu marido, em 1987, e que este ano celebra a sua 35ª edição.

Carmen Mateu Quintana (ver última foto) nasceu a 21 de fevereiro de 1936, em Barcelona, era filha de Miguel Mateu i Pla, que, entre muitas outras tarefas, foi alcaide de Barcelona, presidente da La Caixa e embaixador em Paris. Miguel, por sua vez, era filho de Damián Mateu, empresário de sucesso, que, em 1904, fundou a Hispano Suiza juntamente com Marc Birkigt.

Deixe um comentário

*