Patentes mostram SUV elétrico da Smart no formato final

Patente do SUV elétrico da Smart

Previsto para 2022, o modelo com tamanho aproximado ao do Mercedes-Benz EQA pouco mudará face ao Concept #1.

A Smart mostrou no mês passado no Salão de Munique, na Alemanha, o Concept #1, um protótipo próximo da produção do seu primeiro SUV elétrico. E as imagens das patentes registadas no European Union Intellectual Property Office são prova de que o modelo que chegará em 2022 pouco mudará.

As alterações entre os dois resumem-se apenas a novas entradas de ar na dianteira, uma proteção na zona inferior da carroçaria e a um capot com um novo formato. O SUV da Smart adota ainda uma grelha redesenhada com espaço para a placa de matrícula e para os sensores que serviram para os sistemas de segurança. De perfil, os espelhos retrovisores transitaram dos pilares A para as portas e há novas jantes de cinco raios mais pequenas do que as de 21 polegadas do protótipo. Os puxadores escamoteáveis, os pilares B grossos e a linha de tejadilho de estilo coupé mantiveram-se, mas o modelo de produção adotará portas normais em vez das de abertura suicida do concept. Na zona posterior destaque para o novo para-choques, para o difusor reconfigurado e para os refletores reposicionados. Por dentro, o modelo final contará com uma consola central de estilo “flutuante” e um ecrã central de infotainment com 12,8 polegadas. A principal diferença em relação ao concept é que o SUV passará de quatro para cinco lugares, prometendo “espaço para pernas e para os ombros ao nível de segmentos acima”.

Recorde-se que o SUV elétrico será feito com base numa plataforma específica criada pela Geely em conjunto com a Volvo. Esta estrutura SEA permitirá carregamentos rápidos e a integração de sistemas de assistência à condução de última geração. O SUV será produzido na China numa fábrica construída por uma joint venture entre a Geely e a Daimler (que agora dividem os direitos de propriedade da Smart). A versão mais potente terá 536 cv e autonomia oscilará entre 450 e 700 km, dependendo da versão.

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